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Desde sua criação, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) atua com os temas da Educação e sustentabilidade, na perspectiva de apoiar processos que contribuam para o fortalecimento das pessoas e, através delas, no reforço à agenda socioambiental dos território nos quais atua.
A sistematização de experiências de processos sociais na Amazônia, protagonizados pelas organizações da sociedade civil, tem sido uma ação estratégica desenvolvida pelo IEB na busca por garantir a memória das ações realizadas e o fortalecimento institucional dessas organizações.
Acreditamos que esta ação, articulada com os diversos enfoques e instrumentos formativos desenvolvidos pelo IEB – tais como cursos, oficinas, consultorias especializadas, entre outros –, contribui para que essas organizações aprimorem sua atuação a partir dos princípios de educação e sustentabilidade para a conservação e gestão dos territórios amazônicos.
Para o IEB, sistematizar experiências significa um esforço institucional de produção de conhecimento conectado com a realidade e necessidade de todos os sujeitos envolvidos no processo.
Mais do que a sistematização de dados e informações, interessa-nos a sistematização da experiência; portanto, nosso foco são os sujeitos que vivenciaram a experiência e seus aprendizados sobre ela.
Com base nessas premissas é que apresentamos a publicação A Construção
Coletiva De Uma Escola De Sustentabilidade Em Juruti, Pará: Aprendizados E Desafios.
Ela é o produto da sistematização da experiência de criação da Escola de
Sustentabilidade de Juruti (ESJ), no Pará, realizada no âmbito do projeto “Escola de Sustentabilidade de Juruti: Saber é Poder!”, que tem o apoio do Instituto Juruti Sustentável e do Instituto Alcoa.
Com a criação da ESJ, o projeto buscou o fortalecimento de capital humano local para empreendedorismo social, sustentabilidade e a formação de lideranças.
Esta publicação constitui-se, portanto, na memória dessa criação protagonizada pelas instituições de Juruti. Trata-se de um olhar a partir dos sujeitos sociais que a vivenciaram, seus aprendizados e desafios. Também é o resultado de um esforço coletivo de reflexão que envolveu a equipe do IEB.
Compartilhar este resultado com a sociedade é a forma que encontramos de reconhecer e valorizar essa experiência tão rica. Esperamos que esta publicação possa inspirar processos semelhantes em outros contextos amazônicos!
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