A publicação do livro Economic Foundations For Sustainable Urbanization. A Study on Three-Plonged Approach. Planned City Extensions, Legal Framework, And Municipal Finance da autoria de Serge Salat, Loeiz Bourdic e Marco Kamiya, numa co-edição da United Nations Human Settlements Programe (UN-HABITAT. FOR A BETTER URBAN FUTURE) e do Urban Morphologie Institut and Complex System de Paris, em tradução para a língua portuguesa, tem como objectivo permitir que todos aqueles que se interessam pelo planeamento das cidades, da sua governança e do seu enquadramento financeiro sustentável possam, a partir deste documento estratégico, recolher ensinamento teórico e prático para a resolução dos problemas que afetam as nossas vilas, cidades e áreas metropolitanas.
Assim, numa parceria entre a UN-HABITAT, o Laboratório de Habitação Básica, o CICS.Nova_UMinho, a Câmara Municipal de Évora e as Edições Afrontamento foi possível traduzir e editar este trabalho dos três referidos autores, o qual aparece com o título Por Uma Estratégia De Cidade Sustentável: Expansão Urbana Planejada, Quadro Legal E Financiamento Autárquico.
O livro associa outros textos de investigadores portugueses sobre a mesma problemática em torno da cidade e da habitação em Portugal em termos históricos, teórico-metodológicos e estudos de caso, como veremos seguidamente.
Na Introdução os autores definem como prioridade da UN-HABITAT apoiar os dirigentes dos municípios e das cidades a alcançar a urbanização sustentável, fornecendo métodos e sistemas de planeamento urbano, que permitam lidar com desafios tais como o crescimento da população, o alastramento urbano, a pobreza, a desigualdade, a poluição, o trânsito bem como a biodiversidade urbana, a mobilidade e a energia.
Assim, o objetivo principal deste estudo é fornecer aos governos locais e respectivos departamentos de planeamento uma abordagem racional integrada para a Expansão Urbana Planeada.
Estamos perante uma estratégia que, a partir da apresentação do estado da arte sobre cidade e habitação e de estudos de caso concretos, problematiza e investiga situações em diversos espaços de forma dar a conhecer os instrumentos e os programas que permitiram atingir situações de qualidade urbana, ambiental e social.
Deste modo pretende-se também que os projetos sejam capazes de traduzir-se numa melhoria das mobilidades amigas do ambiente e das economias das famílias, num desenho urbano sustentável que promova a coesão, a integração social diferenciada e a democraticidade dos usos e direitos à cidade; e, por outro lado, sejam implementados programas de finanças públicas que alavanquem economias de escala potenciadoras de uma diferenciação social e simbólica noutros contextos onde até ao momento não foi possível alcançar esse grau de desenvolvimento sustentável.