Programa De Educação Pelo Trabalho

Os capítulos de Programa De Educação Pelo Trabalho abordam as experiências e vivências da educação interprofissional e das práticas colaborativas.

A Educação Interprofissional em Saúde (EIP) tem ganhado crescente visibilidade em nível internacional, sendo apontada como reforma educacional capaz de fortalecer as respostas dos serviços de saúde na medida que permite que estudantes de diferentes profissões aprendam com, de e sobre o outro logo na graduação, resultando no fortalecimento da colaboração.

A EIP fortalece o diálogo, a atenção centrada no paciente, a tomada de decisão compartilhada e a prática colaborativa entre diferentes profissões, superando os silos profissionais, os estereótipos profissionais, as barreiras de comunicação e a fragmentação das intervenções profissionais em saúde.

A literatura tem mostrado diversos benefícios da prática colaborativa como melhora nas respostas dos serviços de saúde, uso adequado dos serviços especializados, cuidado e segurança do paciente, satisfação dos pacientes e cuidadores, melhor adesão ao tratamento, dentre outros.

Esse E-book foi uma construção coletiva, dos Programas de Educação pelo Trabalho (PET) – Saúde/Interprofissionalidade do Centro Universitário Metodista IPA/ Secretaria Municipal da Saúde (SMS) – Porto Alegre/RS e Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões/RS.

A ideia da escrita colaborativa partiu da identificação entre os projetos 123 e 128 ao longo das webconferências coordenadas pelas apoiadoras do Ministério da Saúde, Patrícia Rios Poletto e Andrezza Karine Araújo de Medeiros Pereira, que apresentam essa obra.

Os capítulos abordam as experiências e vivências da educação interprofissional e das práticas colaborativas de coordenadores, tutores, preceptores e bolsistas durante a implementação deste Programa que teve como fio condutor mudanças na formação e no trabalho em saúde para o Sistema Único de Saúde. A prática da interprofissionalidade ocorre na interlocução entre duas ou mais profissões da saúde a fim de estimular o trabalho colaborativo – aprendendo com o outro, sobre o outro e entre si.

Acreditando que esta leitura possa contribuir para a formação de profissionais da saúde e para qualificar o trabalho em saúde, convidamos você a conhecer os relatos descritos nesta obra.

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Os capítulos de Programa De Educação Pelo Trabalho abordam as experiências e vivências da educação interprofissional e das práticas colaborativas.

A Educação Interprofissional em Saúde (EIP) tem ganhado crescente visibilidade em nível internacional, sendo apontada como reforma educacional capaz de fortalecer as respostas dos serviços de saúde na medida que permite que estudantes de diferentes profissões aprendam com, de e sobre o outro logo na graduação, resultando no fortalecimento da colaboração.

A EIP fortalece o diálogo, a atenção centrada no paciente, a tomada de decisão compartilhada e a prática colaborativa entre diferentes profissões, superando os silos profissionais, os estereótipos profissionais, as barreiras de comunicação e a fragmentação das intervenções profissionais em saúde.

A literatura tem mostrado diversos benefícios da prática colaborativa como melhora nas respostas dos serviços de saúde, uso adequado dos serviços especializados, cuidado e segurança do paciente, satisfação dos pacientes e cuidadores, melhor adesão ao tratamento, dentre outros.

Esse E-book foi uma construção coletiva, dos Programas de Educação pelo Trabalho (PET) – Saúde/Interprofissionalidade do Centro Universitário Metodista IPA/ Secretaria Municipal da Saúde (SMS) – Porto Alegre/RS e Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões/RS.

A ideia da escrita colaborativa partiu da identificação entre os projetos 123 e 128 ao longo das webconferências coordenadas pelas apoiadoras do Ministério da Saúde, Patrícia Rios Poletto e Andrezza Karine Araújo de Medeiros Pereira, que apresentam essa obra.

Os capítulos abordam as experiências e vivências da educação interprofissional e das práticas colaborativas de coordenadores, tutores, preceptores e bolsistas durante a implementação deste Programa que teve como fio condutor mudanças na formação e no trabalho em saúde para o Sistema Único de Saúde. A prática da interprofissionalidade ocorre na interlocução entre duas ou mais profissões da saúde a fim de estimular o trabalho colaborativo – aprendendo com o outro, sobre o outro e entre si.

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