
A Reincidência Da Violência Contra Meninas E Mulheres Pobres Do Município Do Rio Grande/RS é fruto da pesquisa que originou a tese de Doutorado em Política Social e Direitos Humanos, realizada por Fernanda na Universidade Católica de Pelotas, localizada no sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa abordou a violência contra meninas e mulheres em uma cidade próxima da Universidade citada, também localizada no extremo sul do Brasil.
A obra trata de um tema de fundamental importância para a luta por emancipação e autonomia das mulheres: a pauta de luta contra a violência de gênero. Isso, por si só, já se conforma como importante justificativa de sua publicação. No entanto, podemos perceber que esta obra ultrapassa essa questão e nos aponta outras perspectivas que gostaria de salientar.
A Reincidência Da Violência Contra Meninas E Mulheres Pobres Do Município Do Rio Grande/RS apresenta dados inéditos sobre o contexto local pesquisado, e dialoga com outras pesquisas realizadas na mesma cidade, situando e contextualizando os dados. Para isso, apresenta diversos dados sobre violência de gênero no Município, dialogando com pesquisas já realizadas e com dados nacionais também.
Dessa forma, a obra traz à tona e descortina as rotinas de atuação da rede de atendimento e proteção às mulheres vítimas de violência da cidade. Assim, Fernanda, que atua nesta mesma rede, demonstra seu compromisso com o tema, buscando conhecer a fundo o trabalho da Rede, sem nenhum receio de expor seu próprio trabalho.
Assim, Fernanda elabora uma obra que capta a essência da violência de gênero, sua complexidade, suas sutilezas, seus preconceitos e suas articulações com a pobreza. Isso sem abrir mão da devida ética e do rigor acadêmico. Mais do que uma denúncia da violência (o que vemos mais comumente), este livro faz um mergulho profundo na estrutura da violência, incluindo sua trajetória historicamente construída, suas articulações com outros marcadores sociais (pobreza, trabalho, saúde etc.) e, mais especificamente, com o grupo pesquisado e com a atuação da Rede de Proteção do município pesquisado.
