
O turista é o elemento central do fenômeno social chamado de turismo. Existe turismo sem praia, sem avião e até sem hotel, mas não existe turismo sem turista. Todos os elementos, por mais típicos do turismo que sejam, são dispensáveis no fato turístico, exceto o turista.
Por outro lado, a simples relação com o turista basta para justificar a atribuição do adjetivo “turístico”. Se localidade recebe turistas, trata-se de uma localidade turística. Até elementos menos prováveis, como uma sandália ou um remédio, podem ser chamados de produtos turísticos se forem consumidos por turistas. Em outras palavras, o turista é condição necessária e suficiente para o turismo (turista↔turismo).
O estudo do turista é um campo vasto e complexo. Diversos temas pertencentes a esse universo têm sido abordados por pesquisas associadas a inúmeras ciências e áreas do conhecimento.
Dentre os aspectos mais relevantes, intrigantes e estudados está a motivação. O que motiva o indivíduo a viajar? O que o turista busca? Como ele escolhe seu destino, seus meios de transporte e hospedagem, suas atividades?
A motivação do turista é uma chave-mestra para a compreensão dos comportamentos desses indivíduos. A motivação é a base para explicar questões fundamentais para a gestão do turismo, como as escolhas do consumidor de bens e serviços turísticos, a satisfação do turista e seu comportamento pós-viagem.
Portanto, a explicação da motivação permite não apenas saciar a curiosidade do pesquisador, mas também promover o sucesso das empresas associadas ao turismo, bem como propiciar o desenvolvimento turístico de destinos em um contexto de acirrada competição.
Demanda Turística E O Estudo Sobre Motivação constitui uma excelente tentativa de desvelar os segredos da motivação do turista. Fernanda Akemi Hirata e Debora Cordeiro Braga trazem uma síntese de teorias fundamentais para a compreensão da motivação turística.
O tema é abordado a partir de diferentes perspectivas e níveis de abstração, apresentando alternativas de embasamento teórico adequadas para cada tipo de interesse.
Demanda Turística E O Estudo Sobre Motivação coloca inicialmente algumas questões fundamentais e definições que permitem o desenvolvimento dos temas subsequentes. No segundo capítulo são tratadas algumas variáveis que permitem explicar parcialmente a motivação dos indivíduos, revelando tendências sociais e individuais.
As motivações em si, discutidas a partir do capítulo 3, são inicialmente apresentadas de maneira conceitual, para depois serem explicadas. As primeiras explicações apresentadas fazem referência às visões oriundas das diferentes escolas de pensamento da psicologia.
Na sequência, as ideias de treze dos importantes teóricos do turismo são discutidas. Esta última seção compõe um mosaico de ideias que buscam descrever a realidade e a dinâmica das motivações a partir de teorias específicas do turismo.

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