Bandeira Negra: Rediscutindo O Anarquismo (re)discute teoricamente o anarquismo, a partir de um conjunto amplo de autores e episódios. Constatando a problemática teórica e histórica dos livros de referência do tema, Corrêa realiza uma “volta aos princípios”, escrevendo um novo e inovador “O que é o Anarquismo”. Além de discutir criticamente a bibliografia vigente, ele conceitua o anarquismo por meio de um método mais adequado, baseado em anarquistas clássicos e contemporâneos dos cinco continentes, reelabora a discussão sobre as correntes, apontando os principais debates ocorridos entre os anarquistas, e reflete sobre o surgimento, a extensão e o impacto histórico do anarquismo. Trata-se de uma referência obrigatória para os estudos deste assunto.
Este livro trata do anarquismo, uma ideologia surgida em meio aos movimentos populares das classes dominadas na segunda metade do século XIX e que se propõe, desde então, a partir de determinadas críticas, proposições e estratégias, a impulsionar um processo determinado de transformação social.
Mesmo que seja um fenômeno que existe, permanente e globalmente, há praticamente 15 décadas, e que esteja relacionado à parte significativa das mudanças sociais do mundo contemporâneo, o anarquismo é pouco conhecido e estudado, dentro e fora das universidades. A motivação do primeiro estudo acadêmico sobre o anarquismo, efetuado pelo jurista Paul Eltzbacher, em 1900, foi a vontade de compreensão científica deste objeto, partindo da constatação sobre a “completa falta de ideias claras sobre o anarquismo”, “não somente entre as massas, mas entre acadêmicos e homens de Estado”.
A motivação de Bandeira Negra: Rediscutindo O Anarquismo assemelha-se bastante à de Eltzbacher, mesmo que tenham se passado mais de cem anos de sua publicação e que sejam levados em conta os inúmeros esforços efetuados, desde sua publicação, para solucionar os problemas por ele colocados. Pode-se dizer que, mesmo com os avanços nas pesquisas sobre o anarquismo, continuam havendo, ainda hoje, debates e discordâncias nas soluções e respostas dadas a estes problemas fundamentais.