
Na apresentação deste texto que é o décimo segundo volume de uma coletânea sobre a atuação do psicólogo escolar no contexto da educação profissional, tecnológica e do ensino superior, seus organizadores fazem referência à urgência de estudos e pesquisas que sensibilizem “para práticas críticas, emancipatórias e socialmente referenciadas nos diferentes contextos educacionais brasileiros”, tal como uma leitura atenta nos permite depreender dos capítulos deste livro que me coube prefaciar.
Seus autores tratam de temas variados:
- Inclusão do idoso através da educação de jovens e adultos;
- A educação profissional e a superação de sofrimento psíquico da população LGBT encarcerada;
- A terapia comunitária e a formação universitária;
- A arte e o aprendizado de técnicas de artesanato para garantir renda e visibilidade aos participantes;
- Relato de experiências em equipe multiprofissional enfocando a educação sexual junto a pais;
- Investigação e acompanhamento dos pais em relação ao uso das redes sociais pelos filhos;
- Desafios teórico-metodológicos e ético-políticos da psicologia escolar no atendimento a estudantes universitários;
- Oferta de disciplina para o desenvolvimento do autoconhecimento e autocontrole das emoções em um instituto federal, tendo o psicólogo como mediador;
- Análise e descrição do trabalho pedagógico realizado no ensino técnico na perspectiva social e psicológica (com referência à perspectiva crítica, ao materialismo histórico dialético e à psicologia histórico-cultural);
- Relato de investigação sobre o consumo de álcool e outras drogas entre adolescentes de um instituto federal de ensino;
- Relato de experiência sobre o desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento do estresse e o implemento de ações voltadas à saúde mental no processo de ensino e aprendizagem de alunos de instituição federal;
- Descrição de oficina visando ao desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, com ênfase em aspectos cognitivos e metacognitivos com alunos de instituição federal.
Esse conjunto de relatos de intervenção e investigação do psicólogo escolar, ou até mesmo as análises de produção científica sobre os temas enfocados, ainda que por caminhos teóricos e metodológicos variados, revelam que uma prática crítica, emancipatória e socialmente referenciada põe finalidades ao trabalho do psicólogo que extrapolam o âmbito da psicologia.
Exige a explicitação de outras dimensões do conhecimento que não aquelas de ordem meramente psicológica. São questões sociológicas, filosóficas, políticas, sem as quais a psicologia não se estabelece como um conhecimento da educação.
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