Fauston Negreiros & Marilene Proença Rebello De Souza (Orgs.) – Práticas Em Psicologia Escolar Vol. VIII

Práticas Em Psicologia Escolar Vol. VIII TRAZ temas que envolvem o desenvolvimento pessoal por meio da escolarização; a evasão no Ensino Superior...

Entre aqueles que consideram a Educação uma possibilidade de apropriação e transformação do mundo estão Marilene Proença Rebello de Souza e Fauston Negreiros, à frente da organização desta importante Coletânea – Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior.

Embora o campo da Psicologia Escolar e Educacional já contemple muitos estudos e trabalhos sobre a Educação Básica, o Ensino Médio ainda carece de pesquisas e relatos de práticas, assim como a Educação Superior e é nesta chave que também reside a relevância da obra.

Além de abarcar, em termos geográficos, vários cenários brasileiros (São Paulo, Rio Grande do Sul, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Norte), traz diversos contextos educativos ancorados no Ensino médio profissionalizante e no Ensino Superior.

Não apenas estudantes e docentes, mas técnicos-administrativos participaram de algumas investigações aqui relatadas, o que desenha outra original contribuição do livro.

O/A leitor/a encontrará temas que envolvem o desenvolvimento pessoal por meio da escolarização; a evasão no Ensino Superior; o respeito à diversidade e o enfrentamento institucional ao bullying; ações afirmativas na Universidade; o trabalho do psicólogo na Assistência Estudantil (AE); a questão da saúde mental discente; a reprovação no Ensino Técnico; violação de direitos de adolescentes; trabalho e qualidade de vida e saúde do servidor; o conselho de classe e a gestão da indisciplina na escola, e a educação inclusiva.

São assuntos candentes e instigantes, que nos convidam a uma leitura diligente e interessada.

Poder frequentar a escola de modo a apropriar-se efetivamente do conhecimento é requisito essencial para a humanização dos sujeitos e, nesta perspectiva, a Psicologia Escolar é parceira profícua da Educação.

Assim, como docente da área de Psicologia Escolar e Educacional e orientadora da pós-graduação, recomendo esta publicação como subsídio a todas as pessoas que se interessem por questões que colaborem com o acesso, permanência e conclusão – com qualidade – de estudantes em seu processo de escolarização, independentemente do nível de ensino, assim como com a prática docente e com o trabalho do servidor no âmbito da rede pública de educação.

Baixe os demais volumes da coleção aqui.

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Embora o campo da Psicologia Escolar e Educacional já contemple muitos estudos e trabalhos sobre a Educação Básica, o Ensino Médio ainda carece de pesquisas e relatos de práticas, assim como a Educação Superior e é nesta chave que também reside a relevância da obra.

Além de abarcar, em termos geográficos, vários cenários brasileiros (São Paulo, Rio Grande do Sul, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Norte), traz diversos contextos educativos ancorados no Ensino médio profissionalizante e no Ensino Superior.

Não apenas estudantes e docentes, mas técnicos-administrativos participaram de algumas investigações aqui relatadas, o que desenha outra original contribuição do livro.

O/A leitor/a encontrará temas que envolvem o desenvolvimento pessoal por meio da escolarização; a evasão no Ensino Superior; o respeito à diversidade e o enfrentamento institucional ao bullying; ações afirmativas na Universidade; o trabalho do psicólogo na Assistência Estudantil (AE); a questão da saúde mental discente; a reprovação no Ensino Técnico; violação de direitos de adolescentes; trabalho e qualidade de vida e saúde do servidor; o conselho de classe e a gestão da indisciplina na escola, e a educação inclusiva.

São assuntos candentes e instigantes, que nos convidam a uma leitura diligente e interessada.

Poder frequentar a escola de modo a apropriar-se efetivamente do conhecimento é requisito essencial para a humanização dos sujeitos e, nesta perspectiva, a Psicologia Escolar é parceira profícua da Educação.

Assim, como docente da área de Psicologia Escolar e Educacional e orientadora da pós-graduação, recomendo esta publicação como subsídio a todas as pessoas que se interessem por questões que colaborem com o acesso, permanência e conclusão – com qualidade – de estudantes em seu processo de escolarização, independentemente do nível de ensino, assim como com a prática docente e com o trabalho do servidor no âmbito da rede pública de educação.

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