
Ao iniciar a árdua jornada de organizar e compilar uma obra que almejava ambiciosamente tratar das Práticas Em Psicologia Escolar: Do Ensino Técnico Ao Superior, não imaginávamos que houvesse tanta riqueza e diversidade por este Brasil afora.
Pluralidade essa, que pudesse culminar, não apenas na edição de dois Volumes. Emergiram, gratificantemente, a possibilidade de publicação de mais duas obras: Práticas Em Psicologia Escolar: Do Ensino Técnico Ao Superior, Volume III e IV.
É com imensa satisfação que apresentamos nosso terceiro volume, como mais um passo significativo nessa caminhada.
Este volume continuará trazendo os resultados de práticas em diversas instituições de ensino tecnológico e superior do Brasil, além dos resultados de investigações científicas e reflexões, disseminando conhecimentos e autorizando a outros psicólogos, pesquisadores, cientistas e estudantes, o acesso à produção de uma modalidade de ensino recentemente popularizada e, ainda assim, pouco conhecida.
Concretizando esse almejo, o Capitulo de abertura “O Lugar do Ensino Técnico nas Trajetórias de Carreira de Estudantes de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia”, de Fernanda Zatti e Vera Lúcia Anzolin Bruch, investiga o lugar do ensino técnico nas trajetórias de carreira de estudantes de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia pertencente ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul, onde buscaram compreender as motivações da escolha por um curso técnico, as experiências vivenciadas durante a formação e as aspirações e expectativas futuras dos participantes da pesquisa no contexto de suas carreiras.
A publicação organizada pretende, de forma parcimoniosa, dar a tão necessária visibilidade à produção científica de modalidades de ensino tão relevantes nesse país.
Esta presente obra, visa preservar a memória e legitimar o conhecimento gerado por essa comunidade de psicólogos e parceiros da educação, nesse contexto emergente e doravante, mais revelado e conhecido a partir de agora.
O conhecimento gerado nesse tão profícuo locus, se transformará em ciência acessível de ser refletida, reaplicada, discutida e até mesmo, superada.
Ganhará, desse modo, eco nas vozes dos presentes autores, editores, demais colaboradores e leitores em geral, e nos conduzirá para outros momentos de criação, problematização e de crescimento da nossa ciência.
