
Os objetivos principais do livro A Escola Pública No Brasil: Temas Em Debate consistem em: (I) reunir textos que articulam experiências práticas de docência com interpretações acadêmicas a respeito da escolarização em instituições públicas da Educação Básica; (II) estimular o diálogo entre os docentes a respeito de problemas (teóricos ou práticos) que interferem no funcionamento da escola pública; e (III) e incentivar práticas de ensino e aprendizagem comprometidas com a qualidade da educação escolar.
Para transformar a escola pública é preciso pensar na sua composição material e imaterial. É preciso decompor suas partes, para desejar e imaginar outras possibilidades de construção. Neste sentido, corroboramos o que diz Nóvoa, quando argumenta que a maneira como o passado está inscrito na nossa experiência contribui para analisarmos nosso lugar no mundo, possibilitando planejar estratégias e formas de se reinventar. Nossas visões de mundo são as traduções do mundo, pois, como argumenta Morin e Le Moigne, “traduzimos a realidade em representações, nações, ideias e depois teorias”. Por isso a importância do trabalho interminável de interpretação e reinterpretação da realidade escolar.
Sem abandonar os objetivos supramencionados, a segunda edição do livro está composta por onze capítulos publicados em 2016, que foram revisados e ampliados; e por novos textos que foram incluídos na intenção de ampliar a compreensão da escola pública no Brasil. Com a reedição do livro – agora adaptado para o formato e-book, esperamos oferecer uma contribuição para a formação dos professores, a partir da renovação das propostas pedagógicas, alargando a concepção de didática e diversificando as ferramentas teórico-conceituais, por meio das quais acreditamos ser possível desenvolver um ensino democrático, equitativo e transformador.
Entendemos que a escola – tanto a pública quanto a privada, além de assegurar o acesso ao saber científico e à pluralidade cultural, deve oferecer possibilidades para nos tornarmos mais humanos e solidários. E, pensando desta forma, esperamos que os textos reunidos neste livro possam inspirar o trabalho dos profissionais da educação e de todos os cidadãos que reconhecem na escola um meio para a construção de um futuro mais justo, plural e inclusivo.
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