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O programa Conexões de Saberes — diálogo entre a Universidade e as comunidades populares, implantado pelo Ministério da Educação e Cultura / Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – MEC/SECAD iniciou suas atividades em 2004.
Na Universidade Federal do Espírito Santo — UFES, o programa foi instalado em julho de 2005, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão.
O programa contou com bolsistas de diversos cursos como matemática, economia, enfermagem, farmácia, odontologia, medicina, ciências sociais, serviço social, artes plásticas e visuais, história, biblioteconomia, letras-português, educação física, psicologia e estatística.
O projeto Conexão-Saúde, que integra o programa Conexões de Saberes, surgiu em abril de 2006 visando interagir, construir e conectar saberes entre a universidade e as comunidades populares.
Com foco na promoção da saúde, o projeto tinha por objetivo o desenvolvimento de ações educativas junto à população residente nos municípios da Grande Vitória, com o envolvimento dos principais atores no processo de cuidado em saúde, buscando uma atuação interdisciplinar dos acadêmicos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFES envolvidos no projeto.
Justificado pela necessidade de proporcionar experiências de aprendizado aos estudantes junto a comunidades populares, o projeto de extensão Conexão-Saúde trabalha integrando professores universitários, profissionais dos serviços de saúde, acadêmicos dos cursos de enfermagem, farmácia, medicina e odontologia, envolvidos no projeto, e a comunidade em geral.
Considerando que as atividades desenvolvidas no projeto, desde a sua implantação, tiveram um impacto positivo tanto na estrutura do programa como também na formação dos acadêmicos envolvidos com o projeto, surgiu a idéia de registrar a história do Projeto Conexão-Saúde, relatando algumas experiências dos conexistas nesta obra.
Os capítulos aqui apresentados, elaborados a partir de vivências dos acadêmicos junto às comunidades populares, possibilitaram uma nova experiência aos universitários no âmbito da formação acadêmica e pessoal, proporcionando conhecimentos científicos e populares, em uma interação única.
Nos artigos foram abordados temas relevantes como a gravidez na adolescência, alcoolismo, envelhecimento, Política Nacional de Humanização e integração ensino-serviço-comunidade.
Dessa forma, o projeto Conexão-Saúde vem possibilitando aos acadêmicos uma maior integração em ações de promoção à saúde em comunidades populares, além de ser um espaço singular de convivência e troca de experiências entre acadêmicos dos diferentes cursos do CCS.
Por fim, o trabalho nas comunidades populares, através das ações do projeto Conexão-Saúde, permite aos acadêmicos identificar as relações entre o conhecimento popular e o científico para promover a saúde da população, desenvolvendo competências e tornando-se sujeitos ativos no processo de mudança e transformação social.
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