Educação Física, Infância E Saúde Em Discussão

ducação física, infância e saúde em discussão

A abrangência desta coletânea Educação Física, Infância E Saúde reflete a riqueza e pluralidade da Educação Física como área de conhecimento. Cada capítulo é uma história bem contada, com conteúdo relevante e atualizado que auxiliará na formação de estudantes e profissionais da área.

A parte 1 do livro é composta por 4 capítulos dedicados a apresentar o exercício físico em uma perspectiva voltada à saúde. No capítulo 1, é relatado o efeito de um programa de exercício físico estruturado sobre aptidão física de um indivíduo com Síndrome de Dubowitz, uma rara desordem autossômica recessiva, que ainda não foi explorada no campo do exercício físico.

Já o capítulo 2, apresenta uma atualização sobre o papel do treinamento aeróbio sobre a síndrome metabólica.

O capítulo 3 traz uma inovadora abordagem de manejo da obesidade na infância, através de programas educativos e recreativos multiprofissionais como medidas de prevenção de doenças associadas à obesidade.

O capítulo 4 trata do esporte como ferramenta de combate as drogas, e relata a experiência do projeto de intervenção com vôlei de praia no município de Alto Taquari – Mato Grosso.

A parte 2 trata da criança e sua relação com o brincar. O capítulo 5 aborda o papel da recreação na educação infantil no contexto da sociedade tecnológica e as inter-relações entre criança e tecnologia.

O capítulo 6 “Da crisálida à borboleta por uma metáfora sobre a liberdade da criança para brincar e se movimentar na educação infantil”, os autores promovem uma reflexão sobre a construção da verdade do sujeito por meio das brincadeiras.

Já o capítulo 7 discute a importância dos recreios para a promoção do desenvolvimento da criança.

No capítulo 8 “Pesquisa e extensão com crianças na brinquedoteca universitária: relações entre brincar, super-heróis e mídia”, é discutido o papel da brinquedoteca como espaço que oportuniza as crianças explorarem, experimentarem e produzirem culturas lúdicas próprias da infância.

A parte 3 do livro é voltada à formação estudantil. No capítulo 9 é problematizado o protagonismo discente dentro do curso de bacharelado em Educação Física.

Já no capítulo 10, que trata do “Projeto Arte e Vida: autonomia e auto-organização infanto-juvenil”, os autores relatam a experiência com o Jiu-Jitsu como ferramenta metodológica para a formação social de crianças e adolescentes.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Educação Física, Infância E Saúde Em Discussão

ducação física, infância e saúde em discussão

A abrangência desta coletânea Educação Física, Infância E Saúde reflete a riqueza e pluralidade da Educação Física como área de conhecimento. Cada capítulo é uma história bem contada, com conteúdo relevante e atualizado que auxiliará na formação de estudantes e profissionais da área.

A parte 1 do livro é composta por 4 capítulos dedicados a apresentar o exercício físico em uma perspectiva voltada à saúde. No capítulo 1, é relatado o efeito de um programa de exercício físico estruturado sobre aptidão física de um indivíduo com Síndrome de Dubowitz, uma rara desordem autossômica recessiva, que ainda não foi explorada no campo do exercício físico.

Já o capítulo 2, apresenta uma atualização sobre o papel do treinamento aeróbio sobre a síndrome metabólica.

O capítulo 3 traz uma inovadora abordagem de manejo da obesidade na infância, através de programas educativos e recreativos multiprofissionais como medidas de prevenção de doenças associadas à obesidade.

O capítulo 4 trata do esporte como ferramenta de combate as drogas, e relata a experiência do projeto de intervenção com vôlei de praia no município de Alto Taquari – Mato Grosso.

A parte 2 trata da criança e sua relação com o brincar. O capítulo 5 aborda o papel da recreação na educação infantil no contexto da sociedade tecnológica e as inter-relações entre criança e tecnologia.

O capítulo 6 “Da crisálida à borboleta por uma metáfora sobre a liberdade da criança para brincar e se movimentar na educação infantil”, os autores promovem uma reflexão sobre a construção da verdade do sujeito por meio das brincadeiras.

Já o capítulo 7 discute a importância dos recreios para a promoção do desenvolvimento da criança.

No capítulo 8 “Pesquisa e extensão com crianças na brinquedoteca universitária: relações entre brincar, super-heróis e mídia”, é discutido o papel da brinquedoteca como espaço que oportuniza as crianças explorarem, experimentarem e produzirem culturas lúdicas próprias da infância.

A parte 3 do livro é voltada à formação estudantil. No capítulo 9 é problematizado o protagonismo discente dentro do curso de bacharelado em Educação Física.

Já no capítulo 10, que trata do “Projeto Arte e Vida: autonomia e auto-organização infanto-juvenil”, os autores relatam a experiência com o Jiu-Jitsu como ferramenta metodológica para a formação social de crianças e adolescentes.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog