Este livro é resultado do Workshop Ciências Humanas, realizado na cidade de São Pedro (SP), pela PROPe (Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp), com o objetivo de compor ebooks para a coleção “Desafios Contemporâneos”. Nessa oportunidade, uma equipe de docentes e representantes de grupos de pesquisa debateu as ideias de sua formulação segundo o seguinte enfoque “Arte, ciência e processos criativos; filosofia no Brasil: incorporação ou criação”. A partir dessa temática, a equipe optou por uma coletânea intitulada Arte-ciência: processos criativos, a ser organizada por representantes do Instituto de Artes (IA), campus de São Paulo, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), campus de Bauru, e da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente – todas instituições vinculadas à Unesp.
Nessa proposição, vários docentes foram convidados a participar deste livro, que engloba diversos trabalhos ligados ao âmbito das manifestações artísticas, arquitetura e ao design contemporâneos, além dos processos criativos inerentes ao ensino dessas linguagens. Curiosamente, a multiplicidade de temas que estas diferentes unidades da Unesp vêm investigando trouxe um mote significativo para a definição do ponto de conexão, entre os processos criativos, das áreas de conhecimento aí compreendidas.
Nosso recorte curatorial é constrito, no sentido em que acata a multiplicidade como diretriz. Em tempos de acondicionamento do conhecimento em suportes de armazenamento cada vez mais fluidos e, de certa forma, fora da mente, abre-se o espaço, nesta mente, para processos criativos tão ousados como a forma de comunicação que desenvolvemos na interface com o mundo.
Os nove artigos reunidos nesta obra apresentam, com abordagens plurais, uma visão multidisciplinar sobre arte, ciência e processos criativos. A coletânea engloba diversos trabalhos ligados ao âmbito das manifestações artísticas, da arquitetura e do design contemporâneos, além dos processos criativos inerentes ao ensino dessas linguagens.
A diversidade de enfoques aqui verificada demonstra que, independentemente da área em se procede a transformação do conhecimento, há correlações possíveis de pensamentos e achados teóricos, refletindo o sistema de relação com o mundo e sua criação, em todas as direções.