
Ajuntamento De Memórias reúne o conteúdo de uma longa conversa que nos atrevemos fazer com a pesquisadora Zelinda Machado de Castro e Lima, em sua residência, no dia 31 de maio de 2016, quando ela atendeu a solicitação de nos conceder uma entrevista semiestruturada para fundamentar nossa tese doutoral sobre os Blocos Tradicionais do Maranhão (BTMs), a qual estamos em processo de recolhimento de dados, enquanto investigador do Programa Doutoral em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro, Portugal.
A entrevista com a senhora Zelinda Lima se constituiu bastante reveladora em diversos aspectos relacionados ao campo da cultura popular maranhense, e, ao agente social atuante na comunidade local, nós percebemos que o seu conteúdo poderia ser melhor utilizado fazendo a sua multiplicação a outras pessoas interessadas no tema, especialmente estudantes, professores e investigadores da área cultural, por isso esperamos estar contribuindo para clarificar, por meio deste instrumento, parte da história de nossa gente.
Não tivemos a pretensão de nos colocar como “dono da verdade”, mas de expor os pontos de vista da entrevistada referentes às nossas perguntas. Assim, esperamos que aqueles que se mostrarem interessados no conteúdo desta entrevista possam absorver o que melhor lhes convier.
Esclarecemos que as abordagens por nós realizadas em determinados momentos, partem do nosso conhecimento empírico sobre o que é abordado, assim como em outros momentos nos apoiamos em fundamentações científicas, a partir de teorias já bastante difundidas no meio acadêmico.
Dessa maneira, nos inspiramos no que pregou o filósofo francês Gaston Bachelard que tem um profundo posicionamento sobre as abordagens empíricas e científicas, clarificadas na dialética dos fenômenos controversos e que fizeram esse autor afirmar objetivamente que “o mundo é minha provocação”.
Por isso, ao proceder a cada pergunta estávamos focados no objeto escolhido para desenvolver reflexões, que poderiam ser fundamentadas em grandes autores das ciências sociais ou no nosso limitado conhecimento empírico, mas que possibilitavam a exposição de pontos de vista que estavam atuando no nosso subconsciente.
