
Vive-se um momento de grande apreensão no mundo por conta dessa epidemia que tem desafiado a academia e a ciência, na fase de prevenção, de contaminação e pós-infecção pelo vírus Sars Cov2, causador da COVID-19. Muitos são os questionamentos da população por não saber como lidar com o vírus e suas mutações.
No entanto, na fase de prevenção, as dúvidas são principalmente a respeito das formas de imunização, já que parte das vacinas ainda se encontra no período de testagem e de autorização pela ANVISA. Por isso, em tempos de disseminação de fakenews é importante ter acesso a informações sérias, precisas e com bases científicas para responder todos os questionamentos advindos da falta de conhecimento sobre o assunto.
O mundo inteiro tem acompanhado o rápido avanço da ciência para o desenvolvimento de diversas vacinas – (CoronaVac© Sinovac/Butantan) / Vacina Covishield© (AstraZeneca/Oxford) / Vacina Janssen© (Johnson & Johnson) / Vacina Cominarty© (Pfizer e BioNTech), contra o Sars Cov2, causador da COVID-19.
Diante de tantas informações desencontradas sobre a utilização das vacinas na prevenção desta doença é que apresentamos esse material didático, de caráter pedagógico, no qual traz os tipos de vacinas que estão sendo aplicadas e esclarece de que forma elas funcionam e como agem no organismo para prevenção da COVID-19. Aqui, você ainda encontrará respostas para diversas perguntas:
- As vacinas para a prevenção da COVID-19 fornecerão proteção em longo prazo?
- Quais são os benefícios de ser vacinado?
- Quem faz parte da lista de prioridades para a vacinação?
Além disso, a cartilha destaca a lista de comorbidades e traz informações sobre quem não pode tomar a vacina e se elas nos protegerão das novas mutações e variantes do coronavírus.
Então, se você está na lista de prioridade, não deixe de vacinar. Fique atento às informações disponibilizadas pelas Secretarias de Saúde do seu Estado e do Município. Fique de olho e ouvidos bem abertos para as notícias veiculadas em todos os canais de informações: TV, rádio, redes sociais, etc.
