
O Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro tem o prazer de trazer a público sua primeira publicação como Editora LPP-UERJ.
Mantendo a tradição de refletir nos ambientes acadêmicos, em articulação com movimentos sociais, organizações da sociedade civil, governos e representantes do campo democrático, as questões que envolvem o exercício da cidadania e a defesa radical dos direitos humanos, os ensaios que ora divulgamos vêm-se adequar com muita pertinência a esses objetivos.
O Brasil Que Queremos reúne dezoito autores renomados e reconhecidos, intelectuais, acadêmicos, ex-dirigentes, ministros, gestores públicos. São ensaios que avaliam os reflexos das políticas públicas dos governos Lula e Dilma para o desenvolvimento do país nos últimos catorze anos, avaliações estas posicionadas mais favoravelmente ao legado deixado por eles.
E avançam no sentido de apontar o que se quer a partir do que foi construído, sem deixar também de ter uma visão crítica sobre algumas das dificuldades enfrentadas e sobre determinadas soluções insuficientes em algumas áreas estratégicas.
Os temas em debate são: o Estado brasileiro e seu sistema representativo; as políticas econômica, industrial, tributária, agrária e de distribuição de renda; a política externa; os desafios e propostas para as áreas de educação, saúde, meio ambiente, energia e comunicação; os poderes públicos na sua relação com as manifestações culturais, com os movimentos sociais e com processos de participação política.
Os enfoques do Brasil Que Queremos equilibram-se entre perspectivas analíticas e propositivas. Os autores são muito engajados em suas áreas de atuação profissional, tanto no âmbito da reflexão e da produção de conhecimento quanto na experiência de atuação em gestão pública, muitos deles na esfera executiva.
E é este o elemento que torna singular este livro: ao lado das análises, têm-se sugestões concretas para que o país volte a crescer. E que a democracia conquistada pela sociedade nas últimas décadas, tão árdua e paulatinamente, não seja golpeada.
O Brasil Que Queremos, enfim, é um livro destinado a amplos setores da sociedade (organizações sociais e culturais diversas, instituições científicas e políticas) e a todos aqueles que lutam pela utopia de um Brasil com justiça social e de superação das profundas desigualdades que ainda dizimam direitos elementares de um grande contingente da população brasileira.
