Como o próprio nome indica, este Manual De Métodos Quantitativos Para Iniciantes é uma continuidade do volume 1. Assim, é altamente recomendável que o aluno conheça os conceitos discutidos no volume anterior.
Aqui, em cada capítulo é apresentada uma técnica para análise quantitativa de dados em função dos objetivos do pesquisador. Portanto, não se espera que alguém faça a leitura linear, do início ao fim do livro. Deve-se identificar qual capítulo trata da técnica de interesse para o seu trabalho e ir diretamente a ele.
É importante repetir nesta apresentação o que já foi destacado no volume anterior: trata-se de um manual introdutório para iniciantes, pensado para o nível de graduação. Para quem já é iniciado nas técnicas ou procura aprofundar conceitos e teorias sobre testes e estatísticas, esta obra não é recomendada.
O livro começa com as técnicas de análise descritiva básica a partir de tabelas de contingência, análise de dados categóricos e testes de diferenças de médias. Depois passa para os testes de correlação e apresenta uma introdução aos conceitos de regressão linear.
Os últimos três capítulos do livro apresentam adaptações da técnica básica de regressão linear para finalidades específicas: análise de trajetória, análises espaciais e análise de séries temporais.
Seguindo o modelo do volume 1, aqui também são utilizados exclusivamente softwares de código aberto, não sendo necessária a utilização de nenhum programa proprietário. A maior parte dos programas usados aqui é vinculada ao pacote estatístico R ou são plug-ins dele.
Por se tratar de um manual introdutório a alunos de graduação, evita-se ao máximo o uso do pacote R diretamente. Sempre que possível, a opção é por uma interface mais “amigável” que a original para facilitar a vida dos não iniciados em programação computacional.
Assim como no primeiro volume, ao final de cada capítulo são apresentadas as referências bibliográficas usadas para discussão de cada técnica e são propostos alguns exercícios para aprofundamento de aprendizagem.