Dignidade Humana E Educação

Dignidade Humana E Educação apresenta reflexões sobre a educação como instrumento a serviço do desenvolvimento e da promoção da dignidade do ser humano.

Na atualidade, vivemos uma conjuntura muito difícil. Sem pausas, a ofensiva conservadora ganhou força nos últimos anos no Brasil e no mundo. Em nosso país, mesmo sem nunca ter abandonado de fato seu passado de injustiças, opressões e desigualdades sociais, observamos um aprofundamento dos ataques contra a dignidade humana.

Desde 2016 observamos a destruição das poucas conquistas obtidas no último período de democracia formal. O processo político que levou à derrubada de uma presidenta democraticamente eleita e a ascensão de um governo ultraconservador (no discurso moralista e no projeto socioeconômico) tem efetivado a destruição dos direitos sociais em uma velocidade avassaladora.

Nesse contexto, o reconhecimento e a promoção da dignidade humana sofrem cotidianamente um duro golpe, e uma das expressões cotidianas mais importantes – a educação – tem sido o alvo predileto da guerra cultural desencadeada pelas forças políticas que alcançaram o poder.

Não obstante, o ser humano é uma realidade social e existencial marcadamente abrangente, com múltiplas possibilidades de desenvolvimento de seu próprio ser, não se restringindo a apenas uma dessas possibilidades. A educação é chamada a participar ativamente desse debate antropológico e político, na perspectiva de pensar a formação humana em termos integrais.

Que integralidade é essa? Que todo é esse? O que é o homem, como indivíduo e como ser social? Quais concepções societárias estão na base dos mais variados projetos educacionais e que repercutem na ideia de humanidade?

Estas são questões que, em última instância, colocam a própria educação em debate. E isso é necessário, a fim de que o homem, ao longo de todo seu processo vital-educacional, tenha sempre mais consciência e protagonismo no desenvolvimento de sua própria humanização.

É nessa perspectiva que Dignidade Humana E Educação: Contribuições Interdisciplinares se propõe. Ele busca apresentar reflexões sobre a educação como instrumento a serviço do desenvolvimento e da promoção da dignidade integral do ser humano, a partir de diferentes perspectivas e áreas de conhecimento – notadamente da Pedagogia, da História e das Ciências Sociais Aplicadas –, problematizando práticas, experiências discursos e projetos pedagógicos distintos e sob variadas linhas e campos de abordagem, bem como apresentando distintos arcabouços teóricos, epistemológicos, filosóficos e metodológicos ao debate sobre a educação contemporânea.

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Desde 2016 observamos a destruição das poucas conquistas obtidas no último período de democracia formal. O processo político que levou à derrubada de uma presidenta democraticamente eleita e a ascensão de um governo ultraconservador (no discurso moralista e no projeto socioeconômico) tem efetivado a destruição dos direitos sociais em uma velocidade avassaladora.

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Não obstante, o ser humano é uma realidade social e existencial marcadamente abrangente, com múltiplas possibilidades de desenvolvimento de seu próprio ser, não se restringindo a apenas uma dessas possibilidades. A educação é chamada a participar ativamente desse debate antropológico e político, na perspectiva de pensar a formação humana em termos integrais.

Que integralidade é essa? Que todo é esse? O que é o homem, como indivíduo e como ser social? Quais concepções societárias estão na base dos mais variados projetos educacionais e que repercutem na ideia de humanidade?

Estas são questões que, em última instância, colocam a própria educação em debate. E isso é necessário, a fim de que o homem, ao longo de todo seu processo vital-educacional, tenha sempre mais consciência e protagonismo no desenvolvimento de sua própria humanização.

É nessa perspectiva que Dignidade Humana E Educação: Contribuições Interdisciplinares se propõe. Ele busca apresentar reflexões sobre a educação como instrumento a serviço do desenvolvimento e da promoção da dignidade integral do ser humano, a partir de diferentes perspectivas e áreas de conhecimento – notadamente da Pedagogia, da História e das Ciências Sociais Aplicadas –, problematizando práticas, experiências discursos e projetos pedagógicos distintos e sob variadas linhas e campos de abordagem, bem como apresentando distintos arcabouços teóricos, epistemológicos, filosóficos e metodológicos ao debate sobre a educação contemporânea.

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