
Em decorrência da pandemia da Covid-19, fez-se necessária a adoção da quarentena e, portanto, as famílias precisaram se adaptar ao cancelamento das aulas, trabalho a distância e isolamento social, podendo tais mudanças gerar estresse a todos os seus membros, em especial aos pequenos.
Pensando nessa demanda, as estudantes Eduarda Malue, Marta Mielke Varzim e Tiffani Cardozo, graduandas de Psicologia na Universidade Federal de Pelotas, através do grupo NEPSI, desenvolveram este material com o propósito de instrumentalizar os cuidadores no manejo de estresse das crianças, bem como estimular a interação familiar.
Durante a infância é comum que o estresse seja respondido através de comportamentos variados, tais como: maior irritabilidade (fazem birras, brigam com irmãos e cuidadores), ficam mais inquietos, apegados, ansiosos ou tristes e demandam mais atenção e ajuda do que o normal. Também podem apresentar regressões no desenvolvimento, desregulação no sono e na alimentação.
Neste livro serão apresentadas situações com as quais a família poderá se identificar e, a partir disso, refletir acerca das possibilidades de enfrentamento do estresse no ambiente doméstico.
