O presente livro tenta responder a uma questão central, difícil e de complexo tratamento, da qual não podemos fugir em uma abordagem filosófica ou teológica que procura enfrentar o problema do papel da religião nos tempos atuais. A questão é: ainda há espaço para a religião cristã?
Esta questão remete imediatamente a dois problemas principais.
O primeiro problema é retrospectivo. Trata-se de investigar se, nos chamados tempos pós-modernos, em que ainda sofremos a ressaca da longa noite da vigília da morte do Deus da metafísica tradicional, haveria um lugar para a religião.
A resposta positiva a este problema implica em abordar um segundo, que é prospectivo. Teremos de saber se, depois da secularização e da crise das grandes narrativas religiosas, uma das religiões chamadas a ocupar este lugar vazio será mesmo o próprio cristianismo.
Dois autores principais serão os guias que o autor deste livro utiliza para responder a estas questões. Um deles é o filósofo contemporâneo Gianni Vattimo. O outro é o abade cisterciense Joaquim de Fiore que viveu na segunda metade do século XII.
Com Vattimo, instaura-se a possibilidade de entender que a crise da metafísica ocidental, estampada mais visivelmente no decreto da morte de Deus, e a própria secularização fazem parte de um mesmo movimento do pensamento e da prática filosófica e teológica do ocidente cristão. Assim, o Deus da metafísica e do próprio cristianismo fora colocado em cheque em suas três manifestações principais: a face moral (Nietzsche), a face ideológica (Marx) e a face inconsciente (Freud). No entanto, é o declínio do mesmo Deus-Pai, a um só tempo moralista, acrítico e autoritário. É o outono do mesmo Deus da metafísica ocidental e do Antigo Testamento. Mas também, na esteira disso, é o esgotamento do período do Deus-Filho do Novo Testamento, que já não mais responde suficientemente aos anseios dos tempos atuais. A cristandade chega ao seu crepúsculo religioso e filosófico ao mesmo tempo, e uma das expressões mais palpáveis e frias é a ciência e a técnica.
É neste contexto que ganha relevância outra questão: seria ainda o cristianismo uma resposta atual? Que tipo de resposta? E que tipo de cristianismo?
Cristianismo E Pós-Modernidade
- Ciências Sociais, Filosofia, Religião
- 15 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.