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Prática Pedagógica Na Educação Especial tem por objetivo analisar as possibilidades e os desafios que têm caracterizado a educação na atualidade, tendo em vista a garantia da escolarização de alunos-público-alvo da educação especial.
Toma como foco de análise o atendimento educacional especializado e busca compreender esse conjunto de proposições pedagógicas em suas múltiplas facetas.
Os autores deixam claro, em seus diferentes capítulos, que no âmbito da educação especial poucas temáticas têm assumido um protagonismo semelhante àquele evidenciado pelo atendimento educacional especializado, em um contexto nacional contemporâneo que reafirma a escola regular e a classe comum como os espaços de escolarização de todos os alunos.
O atendimento educacional especializado, concebido em modo complementar ou suplementar à escolarização, tem sido alvo de questionamentos quanto aos seus sentidos, suas articulações com os processos de escolarização, práticas pedagógicas e seu lócus de realização dentre outros aspectos.
Portanto, essa temática se coloca como um desafio primordial para os estudiosos da área.
Em âmbito nacional, significativos movimentos e tensões relativos ao tema evidenciavam a necessidade de construir possibilidades de aprofundamento teórico-prático sobre o atendimento educacional especializado.
Assim, a presente coletânea se coloca como uma reflexão de 14 professores-pesquisadores da área de educação especial, acompanhados de seus coautores, na tentativa de colocar em análise os processos de apoio à escolarização de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidade/superdotação.
Tais autores se associam a diferentes programas de pós-graduação em educação no país e nesses programas coordenam grupos de pesquisa e formação de outros pesquisadores.
O presente conjunto de reflexões constituiu-se como um movimento que problematizou as práticas pedagógicas na área da educação especial com o foco na multiplicidade de vivências em atendimentos educacionais especializados que encontramos Brasil afora.
Prática Pedagógica Na Educação Especial, ao investir na relação entre a pesquisa e a ação pedagógica, pode ser um potente instrumento de reflexão e análise acerca das práticas que envolvem o grande desafio de universalizar a escolarização das pessoas com deficiência em nosso país.
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