
Há inúmeras formas para se pensar o modo como saboreamos um “bom CAFÉ”, sozinho ou acompanhado, o sabor será a identidade do momento!
O CAFE apresenta a oportunidade de um momento com propriedades que desafiem o pensamento cotidiano! Faça o convite para “letras criativas” do
olhar investigador! Simplesmente essa seria a ideia das pesquisadoras quando pensaram a escolha do título de seu Grupo de Pesquisa.
Um grupo que pensa, produz e busca o ato de reflexionar a educação em ciências sempre envolto pela curiosidade científica e em uma perspectiva cidadã, desafiando por vezes a criação dos modos como descrevemos a nossa identidade de pesquisadores.
Escrever sobre a chegada deste livro, Um Convite Para O CAFE, foi um desafio acolhido e desenvolvido com uma xícara de café como companhia. Lanço, portanto, o mesmo convite e desafio aos leitores: escolham o sabor dos grãos que acompanharão a leitura, escolham um lugar confortável, escolham as companhias que debaterão os textos e, atrevidamente, me ofereço para iniciar sua apreciação à um Bom CAFE!
Aos amantes, aos curiosos, aos investigativos olhares pelo cotidiano e uma descrição acalorada sobre as diversidades, aberturas de brechas que as descobertas as temáticas são provocadas.
Em um primeiro plano na linha das curiosidades e logo após vira uma discussão contínua sobre temas de pesquisa abarcando Ciências, Arte, Formação e Ensino, tem-se um Um Convite Para O CAFE como inspirador e desbravador no conforto que somente os pesquisadores do ensino e das aprendizagens elucubram e elaboram em suas pesquisas.
É nesta linha de construção perceptivo-investigativo que os autores dos capítulos deste livro discorrem suas pesquisas sob olhares de um bom CAFE.
As propriedades de um “bom café”, sozinho ou acompanhado, desculpem o atrevimento, podem incluir você, leitor, nesse 5º volume da série Reflexões na Educação, provocando Reflexões Interdisciplinares sobre o modo investigativo e a ousadia de encontrar na Ciência parceira da Arte, da Formação e do Ensino, caminhos que nos indique a prática do pensar cientificamente os cotidianos escolares ou espaços não formais, no intuito de contribuir ou apenas lhe fornecer a curiosidade capaz de instigar o que se deseja além do simples fato de “aprender conhecimentos”.
A intencionalidade é um pouco maior, para nós pesquisadores do CAFE, ou seja, lhe convidar para olhar os diferentes modos do “apreender conhecimentos”, é dizer que não há distanciamento entre o Fazer Ciência
com seriedade do Fazer Ciência a partir do objeto humano e seus arredores vividos dia a dia nas experiências, que sequer tinha religado ao seu pensamento como curiosidade exposta à apreender.
