Leitura Como Processo

Leitura Como Processo - Esta unidade apresenta fundamentos que ajudam a entender como lemos e compreendemos os textos escritos.

Esta unidade apresenta fundamentos que ajudam a entender como lemos e compreendemos os textos escritos.

Vamos discutir respostas para questões com as quais nos defrontamos em nossa prática como professores: por que o aluno muitas vezes não compreende o que ele lê? O que é a leitura? Como construímos sentidos para os textos que lemos? O que fazemos quando lemos um texto? Que habilidades de leitura precisa ter um leitor para ser considerado um leitor competente? É possível continuar ensinando a ler quem já se alfabetizou? Como ajudar o aluno a compreender bem os diversos textos que circulam na sociedade? Como identificar se o aluno sabe ler e compreender?

Nosso objetivo principal é refletir sobre essas questões, construindo um quadro que permita entender como os alunos compreendem, para que possamos ajudá-los a ler melhor.

O problema central que focalizaremos diz respeito ao que acontece no processo de leitura depois da decodificação, isto é, depois que o leitor consegue decifrar o escrito (juntando as letras e sílabas, para formar palavras, ou as palavras para formar frases), mas não consegue compreender o que lê.

Tradicionalmente, a leitura foi considerada como uma atividade mecânica de decodificar palavras, de garimpar sentidos que estariam prontos no texto. Com isso, acreditava-se que, para formar um leitor competente, bastava ensinar a ler no primeiro ano de escolaridade, no período de alfabetização, e depois o aluno já estaria pronto para ler qualquer texto.

Como, nesse curto período, os alunos não desenvolviam habilidades suficientes para compreender a diversidade de textos escritos que circulam na sociedade, a culpa do insucesso na leitura era sempre do aluno. Era ele que não sabia ler, ele era o incompetente.

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Uma resposta

  1. Infelismente muitos professores ainda trabalham com a metodologia tradicional.Preocupam demais com a quantidade de conteúdos que devem ser transmitidos ,e o segundo semestre em diante focam em preparar os alunos para as provas externas ,SAEB…ficam presos nos conhecidos descritores.

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O problema central que focalizaremos diz respeito ao que acontece no processo de leitura depois da decodificação, isto é, depois que o leitor consegue decifrar o escrito (juntando as letras e sílabas, para formar palavras, ou as palavras para formar frases), mas não consegue compreender o que lê.

Tradicionalmente, a leitura foi considerada como uma atividade mecânica de decodificar palavras, de garimpar sentidos que estariam prontos no texto. Com isso, acreditava-se que, para formar um leitor competente, bastava ensinar a ler no primeiro ano de escolaridade, no período de alfabetização, e depois o aluno já estaria pronto para ler qualquer texto.

Como, nesse curto período, os alunos não desenvolviam habilidades suficientes para compreender a diversidade de textos escritos que circulam na sociedade, a culpa do insucesso na leitura era sempre do aluno. Era ele que não sabia ler, ele era o incompetente.

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  1. Infelismente muitos professores ainda trabalham com a metodologia tradicional.Preocupam demais com a quantidade de conteúdos que devem ser transmitidos ,e o segundo semestre em diante focam em preparar os alunos para as provas externas ,SAEB…ficam presos nos conhecidos descritores.

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