
O Projeto de Prospecção Tecnológica no Setor Elétrico, demandado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem o objetivo de identificar o estado atual da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Sistema Elétrico Brasileiro (SEB), mapear tecnologias estratégicas para o SEB e propor ações de apoio à CT&I que possam contribuir com as orientações do Programa de P&D regulado pela Aneel, assegurando o direcionamento eficaz dos recursos garantidos pela Lei nº 9.991/2000.
O projeto baseia-se numa metodologia híbrida que utiliza como principal base o mecanismo foresight. Nesse sentido, segue um processo básico de quatro etapas: Diagnóstico (caracterização do hoje); Construção de Futuro (definição do futuro desejável); Posicionamento (plano estratégico de ações); e Consolidação Final.
Essa publicação tem por objetivo apresentar a consolidação final dos resultados de todo o projeto. Inicialmente, apresenta-se uma visão geral do setor elétrico brasileiro, seguida da apresentação dos resultados do Diagnóstico e da Construção de Futuro em cada grupo temático – GT (Geração de Energia Elétrica e Armazenamento de Energia, Transmissão de Energia Elétrica, Distribuição de Energia Elétrica, Eficiência Energética e Assuntos Sistêmicos). As análises foram realizadas no âmbito das 48 macrotemáticas que subdividem e estruturam esses grupos temáticos.
Na sequência, apresentam-se as diretrizes centrais para a CT&I no SEB.
Os procedimentos metodológicos adotados para consecução do projeto foram diversificados. De forma geral, partiu-se de revisão bibliográfica, seguida de um detalhamento da metodologia a ser empregada.
Na sequência, realizou-se um levantamento de informações, por meio de consulta e sistematização de bases de dados e de contribuições em painéis de especialistas. Por fim, esses dados e informações foram estruturadas e consolidadas nos relatórios do projeto.
Todas as etapas do projeto estão fortemente encadeadas. A etapa de Diagnóstico gerou indicadores de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no SEB e mapas do conhecimento, que identificam linhas de PD&I para o setor elétrico brasileiro.
A partir dessas informações, a etapa de Construção de Futuro definiu os objetivos de curto, médio e longo prazo da PD&I no SEB, prospectou a evolução da maturidade de tecnologias associadas às linhas de PD&I e priorizou aquelas tecnologias no contexto das macrotemáticas.
Na etapa de Posicionamento, os objetivos e as tecnologias consideradas prioritárias na definição do futuro desejado foram os grandes norteadores na elaboração das agendas estratégicas.
