Danilo Marcondes justifica aqui o objetivo de sua obra, visando primordialmente o leitor não-especializado, o aluno que toma o primeiro contato com o estudo da filosofia. Desta maneira, o autor se preocupa principalmente com a didática de seu livro, adotando um estilo claro e simples, na medida em que é isto possível para um texto filosófico.
Aborda o percurso da formação da tradição filosófica desde o seu surgimento nas colônias gregas do mar Jônico, elaborada em Atenas, passando pelo cristianismo surgido na Palestina, desenvolvendo-se no mundo helênico, sendo apropriado pelo mundo latino e cristão, renovando-se assim com o pensamento árabe e rompendo com a tradição no início do período moderno. Deste modo, Marcondes mostra que a história da tradição filosófica não é linear, mas sim é como um “mosaico” composto de diversos fragmentos.
O pensamento filosófico-científico representa uma ruptura radical com o pensamento mítico, enquanto forma de explicar a realidade. Os pensadores deste sistema elaboraram um conjunto de noções e conceitos básicos das teorias sobre a natureza: a physis, a causalidade, a arqué (elemento primordial), o cosmo, o logos, o caráter crítico. Essas noções como método científico de investigação constituem o ponto de partida de uma visão de mundo, que apesar das inúmeras transformações ocorridas, continuam parte de nossa maneira de compreender a realidade hoje.
A leitura, discussão e interpretação destes filósofos envolve grande dificuldade, pois não existem muitos registros escritos de suas obras, que acabaram sendo conhecidas apenas por meios indiretos. A filosofia era vista essencialmente como discussão e debate, raramente possuindo forma escrita. Existem nessa fase algumas escolas que veremos a seguir: a Escola Jônica, a Escola Italiana, a Escola Eleática e a Escola Atômica.
O pensamento de Sócrates é um marco na constituição de nossa tradição filosófica, inaugurando a filosofia clássica por romper com a preocupação de centrar-se na formulação de doutrinas sobre a realidade natural, típica dos pré-socráticos. Assim, Sócrates abre o tema sobre a problemática ético-política, colocando-a em primeiro plano na discussão filosófica como questão urgente da sociedade grega.
Iniciação À História Da Filosofia: Dos Pré-Socráticos A Wittgenstein
- Filosofia, História
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