Desde o ano de 1999, o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) vem se estabelecendo como espaço de discussões interdisciplinares sobre as questões socioambientais. Além de reunir de forma sistemática competências internas à Universidade sobre a temática, o NIMA também se propõe a auxiliar nas interações da PUC-Rio com outras instituições de ensino, governo, empresas e sociedade civil, além da comunidade do seu entorno, contribuindo com o ensino, a pesquisa e a extensão para o desenvolvimento sustentável.
Resultado importante desta reunião de saberes é a Agenda Ambiental da PUC-Rio elaborada e aprovada, em 2009, após longo processo de discussão e reflexão, que incluiu de forma abrangente professores, alunos, funcionários e comunidade em geral, ligados a diversos centros e departamentos da Universidade, sob a coordenação do NIMA PUC-Rio. A Agenda busca instituir um conjunto de práticas que permitam e estimulem a sustentabilidade e a qualidade de vida socioambiental no Campus universitário; pretende, ainda, transformar a PUC-Rio numa universidade verdadeiramente sustentável tanto em suas atividades de ensino e pesquisa como, enfaticamente, em sua articulação com a comunidade e com o seu entorno.
Gestão local de recursos hídricos é uma leitura para contribuir e inspirar um novo padrão de consciência e atitude com as águas do planeta.
O livro surgiu como forma de registrar as aulas teóricas de um dos projetos do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) da PUC-Rio, o curso Gestão Local de Recursos Hídricos. A obra também resulta do esforço dos professores do curso para sensibilizar os alunos e a comunidade em relação à sustentabilidade socioambiental do campus da universidade e do seu entorno.
Os organizadores Danielle de Andrade Moreira, Luiz Felipe Guanaes Rego e Maria Fernanda Campos Lemos reuniram textos multidisciplinares que giram em torno do tema da gestão hídrica, entre eles: a importância da educação ambiental para uma ação consciente visando a preservação da água; a reflexão sociohistórica das redes de água nas favelas do Rio de Janeiro, a importância do conhecimento geográfico e da utilização de mapas na gestão dos recursos hídricos, e o papel do setor empresarial, seja como elemento ameaça, seja como parte da solução para a gestão.
Gestão Local De Recursos Hídricos: Uma Reflexão Para A Cidade Do Rio De Janeiro
- Ecologia, Economia, Engenharia, Geografia
- 1 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.