
O Núcleo de Teatro da Universidade Federal de Pelotas completou em 2015 vinte anos de existência. Desde que foi criado, por iniciativa da professora Fabiane Tejada, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e das professoras Carmen Biasoli e Isabel Hirsch, o Núcleo passou por vários lugares e formações, apresentou espetáculos, cenas e esquetes, abriu suas portas para apresentações de outros artistas e pesquisadores, realizou cursos, oficinas e workshops, buscou discutir a cultura e o teatro, suas formas e possibilidades onde estivesse e atuasse.
Hoje o Núcleo de Teatro é um Programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e tem buscado se estabelecer como um órgão artístico-cultural de existência continuada dentro da estrutura da Coordenadoria de Arte e Cultura. Buscamos com esta publicação refletir sobre a trajetória do Núcleo, como ele atuou e como se constituiu. Pensar a sua forma de trabalho, a maneira como ensino, pesquisa e extensão podem se articular, as diversas maneiras de inserir e compartilhar com a comunidade dentro e fora da universidade os trabalhos e os conhecimentos gerados, são os desafios que se apresentam neste início de milênio e que tentamos discutir aqui.
20 Anos Em Cena: Núcleo De Teatro Da UFPel vem homenagear aqueles que fizeram parte da sua história e trazer a público um pouco mais do nosso passado recente, certos da necessidade de documentar e registrar os fatos e acontecimentos que nos cercam.
Trazemos nestas páginas o depoimento das pessoas envolvidas na criação do Núcleo, Isabel Bonat Hirsch e Fabiane Tejada, esta a primeira coordenadora do Núcleo (no capítulo 1); a visão do segundo coordenador do Núcleo, Adriano Moraes de Oliveira, que juntamente com Maurício Rodrigues, ex-integrante do Núcleo, discutem os procedimentos e métodos de trabalho dos anos subsequentes à criação do Curso de Licenciatura em Teatro da UFPel (Capítulo 2); como atual coordenador do Núcleo, traço um panorama do atual estado do Programa, buscando ainda vislumbrar as perspectivas que se abrem para ele neste início de milênio (capítulos 3 e 4).
Por fim, temos, como anexo, as vozes de diversas pessoas que passaram pelo Núcleo (Marciela Masken, Viviane Costa, Paula Luersen, Leonardo Dias, Elias Pintanel, Mauricio Mezzomo Dias, Carlos Prado, Raíssa Bandeira da Luz) que deixam aqui um pequeno testemunho do que vivenciaram nos seus dias de trabalho ali dentro.
