
Apresentamos essa publicação, que tem por objetivo principal subsidiar os trabalhadores da saúde para o alcance do desafio da equidade étnicorracial no SUS.
O presente livro está organizado em três partes. A primeira contém dois tópicos a cargo da gestão de Políticas Públicas de Equidade Étnicorracial em Saúde, um apontando as ações desenvolvidas para a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra em Porto Alegre e outro trazendo um panorama dos Povos Indígenas no Brasil e o contexto da política de atenção à saúde dos Povos Indígenas na capital gaúcha.
A segunda parte publiciza os trabalhos agraciados com o Prêmio Sony Santos no Simpósio Internacional de Saúde da População Negra, realizado em novembro de 2016, em Porto Alegre (distribuídos nas seguintes categorias: POA se mostra, Destaque em Pesquisa e Experiências Inovadoras) e a terceira contém textos do Seminário Povos Indígenas e Saúde: desafios para a equidade no SUS, atividade pré-simpósio e contribuições à qualificação da saúde indígena no município.
O Simpósio Internacional de Saúde da População Negra visou o fortalecimento e implementação da Política Nacional da Saúde da População Negra, tendo se constituído como espaço de interação de saberes e diálogos sobre a temática em âmbito internacional, como ação estratégica da Década dos Afrodescendentes.
Compreendendo Saúde sob visão ampliada e transversal aos aspectos socioeconômicos, espaciais, políticos, culturais e históricos, reuniu-se em Porto Alegre interessados(as) em debater, refletir e propor ações na temática da saúde da população negra.
A preparação dos profissionais de saúde para atuação no contexto intercultural constitui uma das estratégias da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI). Essa estratégia, para a efetivação da atenção diferenciada, visa garantir a equidade e os demais princípios do SUS.
