Este livro é resultado da tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina – EGC/UFSC.
O tema principal do livro trata da convergência entre o sistema de Educação a Distância e as Práticas de Gestão do Conhecimento (PGCs), com foco nas ações e atividades inerentes ao processo de produção dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs).
Para isso, foram caracterizados e mapeados os mecanismos de compartilhamento de conhecimento para o desenvolvimento de produtos e processos educacionais. A motivação e interesse para a escolha do tema se deve a escassez na literatura de pesquisas que tratam das PGCs, relacionando-as diretamente a EAD com foco no processo de produção dos AVAs.
O percurso metodológico adotado nesta pesquisa está pautado pela técnica de Survey, apresentando o público-alvo e as principais etapas de construção do questionário digital, no qual permitiu analisar detalhadamente o nível de Maturidade da Gestão do Conhecimento em organizações de EAD (públicas e privadas) em nível nacional.
No decorrer da pesquisa participaram 88 organizações fornecedoras de serviços de EAD, tendo como base a análise descritiva dos dados coletados em campo, no qual possibilitou identificar os Fatores Críticos de Sucesso – (FCS) e propor um Modelo de Educação a Distância suportado por Gestão do Conhecimento.
Os elementos observados na criação do Modelo de EaD emergem da relação conflitante entre o elevado índice de percepção, por parte das organizações investigadas, sobre a relevância das PGCs e a baixa frequência de uso, principalmente nas etapas de concepção e desenvolvimento dos AVAs.
A base para concepção do modelo está pautada no processo denominado – ADDIE (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação) e no compartilhamento de conhecimento de equipes multidisciplinares.
Como resultado, foram identificadas (05) proposições, contendo (37) diretrizes para implantação das PGCs em organizações e serviços de EaD, cujo intuito está na melhoria da qualidade e atingimento de resultados nos processos de produção dos diferentes tipos de AVAs.
Gestão Do Conhecimento Na Educação A Distância: Práticas Para O Sucesso
- Educação, Internet, Pedagogia
- 27 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.