
Quem não conhece o contista Cyro de Mattos terá a oportunidade de descobrir uma das vozes mais fortes da literatura produzida na região baiana do cacau.
O leitor de hoje talvez repita as palavras ditas por Ferreira de Castro, há mais de trinta anos: “Seus contos revelaram-me um novo escritor. Inventivo e de forte expressão.” A força da palavra e das situações engendradas marcam a presença do contista e inscrevem seu nome de forma vigorosa.
Mas a alusão ao seu lugar, entre os escritores regionais, não quer limitar o alcance de uma obra, há muito conhecida e incluída entre as boas contribuições dos grapiúnas à literatura brasileira.
Sabe-se que o ciclo do cacau, ou a opulência econômica da Região Sul da Bahia, propiciou o aparecimento de narradores poderosos, como Jorge Amado e Adonias Filho, para citar apenas os dois nomes mais conhecidos. Além deles, uma dezena de escritores (romancistas, poetas e contistas) buscaram seu próprio espaço e deram destaque à produção regional.
Nenhuma história da nossa literatura estará completa se ignorar a importância individual e conjunta dos escritores grapiúnas. É neste quadro, onde a qualidade é um fato, que a obra de Cyro de Mattos desponta e se inscreve.
Esta coletânea, Berro De Fogo E Outras Histórias, traz mais de uma narrativa que pode ser incluída em qualquer antologia do conto brasileiro.
Isto quer dizer que Cyro de Mattos, apesar de não fazer parte do pequeno círculo de escritores contemporâneos abençoados pela mídia, se impõe por outros caminhos: pela força das suas narrativas. A crítica tem sido favorável à sua obra, e alguns dos nossos melhores escritores já leram e recomendaram a leitura deste contista.
Um dos primeiros livros publicados pela Editus, Berro De Fogo E Outras Histórias traz o olhar do contista sobre a civilização cacaueira baiana e sobre situações da existência com seus conflitos permanentes e recebe agora novo trabalho gráfico.
