Didática

Esta coletânea centraliza discussões sobre a confluência da didática, dos saberes estruturantes da docência e formação de professores.

O cenário educacional contemporâneo nos remete a contextos que precisam ser problematizados. Assim, esta coletânea centraliza discussões sobre a confluência da didática, dos saberes estruturantes da docência e formação de professores.

Esta publicação constitui o terceiro esforço de organizar a produção veiculada com os simpósios do XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Endipe). Refere-se ao terceiro eixo temático do evento.

Neste conjunto, estão dispostos os pensamentos e as batalhas travadas por pesquisadores na defesa e engrandecimento dessa área acadêmica e de trabalho constante de professores, sobretudo os de nosso país.

Assim, pensamos que, nesta parte inicial, devem ser apresentados aos leitores os pontos que nos chamam a atenção para indicá-los, tal como se estivéssemos apresentando duas pessoas entre si, às quais servimos de mediadores, destacando seus pontos relevantes de modo rápido para que, em seguida, se descubram na convivência.

Este volume destina-se à divulgação detalhada de ideias de pesquisadores que, em parte, já foram ouvidas e vistas com eles no evento, mas também a muitos que não tiveram a oportunidade de estar naquelas situações ou que desejam se aprofundar a partir do que ouviram.

Assim, apresentamos a vocês o resultado da produção que focaliza nossa área de didática com seus saberes estruturantes e formação de professores.

Mas vocês devem pensar: isso não é novidade! Sim, não são novidades como focos independentes anteriormente divulgados, porém a perspectiva aqui inovadora é a relacional, ou seja, são novas formas de apresentar temas anteriores com outras articulações feitas pelos seus autores.

Essa busca das relações tem sido incessante de uns anos para cá, de modo a construir concepções mais globais de nossa área na busca de sempre ultrapassar o tecnicismo, sobretudo nestes tempos de ênfase desenfreada sobre a tecnologia.

E, realmente, o que aqui se apresenta, são produções que nos surpreendem, e queremos que também sintam isso em relação aos seus novos conhecidos.

Essa surpresa se manifesta porque temas já tão estudados e divulgados são retomados, revistos, renovados com outras perspectivas, sejam sobre os saberes – “uma coisa básica na educação, não é?” –, mas apresentados com outros necessários aspectos aos professores, sejam estudos sobre os estágios como meio de formação dos docentes, mas ganhando novas perspectivas formativas com auxílio da pesquisa; ou a consideração das perspectivas dos alunos para mobilização da prática pedagógica dos professores.

Baixe o Vol. I aqui e o Vol. II aqui.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Didática

Esta coletânea centraliza discussões sobre a confluência da didática, dos saberes estruturantes da docência e formação de professores.

O cenário educacional contemporâneo nos remete a contextos que precisam ser problematizados. Assim, esta coletânea centraliza discussões sobre a confluência da didática, dos saberes estruturantes da docência e formação de professores.

Esta publicação constitui o terceiro esforço de organizar a produção veiculada com os simpósios do XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Endipe). Refere-se ao terceiro eixo temático do evento.

Neste conjunto, estão dispostos os pensamentos e as batalhas travadas por pesquisadores na defesa e engrandecimento dessa área acadêmica e de trabalho constante de professores, sobretudo os de nosso país.

Assim, pensamos que, nesta parte inicial, devem ser apresentados aos leitores os pontos que nos chamam a atenção para indicá-los, tal como se estivéssemos apresentando duas pessoas entre si, às quais servimos de mediadores, destacando seus pontos relevantes de modo rápido para que, em seguida, se descubram na convivência.

Este volume destina-se à divulgação detalhada de ideias de pesquisadores que, em parte, já foram ouvidas e vistas com eles no evento, mas também a muitos que não tiveram a oportunidade de estar naquelas situações ou que desejam se aprofundar a partir do que ouviram.

Assim, apresentamos a vocês o resultado da produção que focaliza nossa área de didática com seus saberes estruturantes e formação de professores.

Mas vocês devem pensar: isso não é novidade! Sim, não são novidades como focos independentes anteriormente divulgados, porém a perspectiva aqui inovadora é a relacional, ou seja, são novas formas de apresentar temas anteriores com outras articulações feitas pelos seus autores.

Essa busca das relações tem sido incessante de uns anos para cá, de modo a construir concepções mais globais de nossa área na busca de sempre ultrapassar o tecnicismo, sobretudo nestes tempos de ênfase desenfreada sobre a tecnologia.

E, realmente, o que aqui se apresenta, são produções que nos surpreendem, e queremos que também sintam isso em relação aos seus novos conhecidos.

Essa surpresa se manifesta porque temas já tão estudados e divulgados são retomados, revistos, renovados com outras perspectivas, sejam sobre os saberes – “uma coisa básica na educação, não é?” –, mas apresentados com outros necessários aspectos aos professores, sejam estudos sobre os estágios como meio de formação dos docentes, mas ganhando novas perspectivas formativas com auxílio da pesquisa; ou a consideração das perspectivas dos alunos para mobilização da prática pedagógica dos professores.

Baixe o Vol. I aqui e o Vol. II aqui.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog