O desafio imprescindível do presente para as universidades é profissionalizar cidadãos ativos com as causas sociais, buscando com a teoria adquirida uma visão diferenciada da vida lá fora, percebendo as dificuldades, prioridades e necessidades dessa sociedade carente de políticas sociais.
Engajados nessa missão e com o intuito de encurtar o caminho entre a teoria e prática do aprendizado, os acadêmicos bacharelandos em Direito da Universidade Estadual da Paraíba, produziram diversos artigos que versam sobre Direitos Sociais e a sua verdadeira efetivação, levando em conta o artigo 6º da nossa Constituição Federal, legitimados pela formação não só acadêmica, mas comprometidos com as causas sociais, seus problemas e as suas soluções.
O livro Direitos Sociais: O Artigo 6º Da Constituição Federal E Sua Efetividade, demonstra, de maneira objetiva e clara, ao longo de seus doze capítulos, a necessidade de se efetivar as Políticas Públicas, gerenciadas pelo Estado, enquanto ente administrativo, nas esferas federais, estaduais e municipais, sem se olvidar, ainda, a necessidade de participação da sociedade, com efetivo papel fiscalizador das concretizações destas políticas, de forma a garantir a efetiva aplicabilidade dos direitos sociais constitucionalmente garantidos, de forma a viabilizar a melhoria de condições de vida dos hipossuficientes e menos favorecidos, garantindo, assim, a verdadeira igualdade e inclusão social, consagrada como fundamento do nosso Estado Democrático de Direitos.
Portanto, as produções desenvolvidas indagam projetos de Políticas Públicas e Direitos Sociais, analisando de forma contextualizada os seus processos de efetividade, substanciada pela visão dos acadêmicos de Direito, interligadas à necessidade daqueles que precisam dos mais diversos programas assistenciais.
Além do mais, a maior preocupação desse debate teórico é relacionar os problemas existentes às formas de atuação desses futuros profissionais, de forma a garantir-lhes uma visão ampla e ativa no processo democrático, como agentes sociais ativos, formadores de opinião e de participação no processo de formação de uma sociedade mais justa e igualitária.