Em sua terceira versão, o Colóquio Merleau-Ponty recebeu – dessa vez na cidade de Florianópolis (SC), nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2014 – estudiosos da obra do filósofo vindos de todas as regiões do Brasil.
Contou com a participação de alguns estrangeiros, especialmente do convidado Mauro Carbone, um dos fundadores e diretores da Revista Chiasmi International.
Em diferentes salas de conversa (sem leitura de textos), conferências e apresentações artístico-culturais, tratou-se de repercutir a proposta temática do evento: menos uma pesquisa historiográfica ou estrutural a respeito da gênese e função dos conceitos e mais uma reflexão sobre os efeitos do pensar merleau-pontyano nos diversos campos de saber em que ele foi reclamado. De onde deprendeu-se o título: “ o que se pode criar, hoje, a partir do legado de Merleau-Ponty?”
A proposta temática levou em conta uma tradição consolidada nos textos do próprio Merleau-Ponty.
Assim como ele próprio buscava na antropologia, nas ciências sociais, na psicologia, na psiquiatria, na psicanálise, na física, na biologia, nas artes plásticas, no cinema – para citar alguns – modelos de objeto que reconhecessem para a experiência sensível um primado ético e ontológico; tratou-se, neste Encontro, de discutir em que medida – na via inversa – as noções merleau-pontyanas poderiam auxiliar na tarefa de pensar o propriamente científico, o literário, o artístico, o político, o clínico mais além dos
dispositivos de controle biopolítico e das ontologias majoritárias, especialmente o atomismo físico e a teoria da evolução.
Em que sentido as noções formuladas pelo filósofo poderiam ajudar-nos a repensar nossa forma de ver o tempo e o espaço, as relações de sujeição e as formações do inconsciente?
No Brasil, em especial, as ideias do filósofo foram fundamentais para o desenvolvimento de importantes movimentos político-pedagógicos e estéticos.
Vale lembrar, em primeiro lugar, a importância da teoria merleau-pontyana da formação do hábito para que o educador social Paulo Freire concebesse um importante método de alfabetização de adultos, especialmente oriundos de classes populares.
Da mesma forma, a presença das ideias de Merleau-Ponty nos diferentes trabalhos de artistas ligados ao movimento neoconcreto é público e notório. Hélio Oiticica, Lygia Clark, nas artes plásticas, Ferreira Gullar na literatura e poesia são alguns exemplos muito expressivos.
Mas também na área clínica, especificamente psicológica e psicanalítica, Merleau-Ponty é frequentemente citado como referência para pensar temas de grande relevância ética no campo da saúde psíquica e mental. Psicólogos, psicanalistas e psiquiatras, no mundo todo, buscam, nas teses de Merleau-Ponty a respeito da experiência de percepção do “outro”, modelos para pensar ocorrências como o desejo, a paixão e a pulsão.
Merleau-Ponty Em Florianópolis
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