
Este livro é resultado de pesquisas, estudos, debates e práticas pedagógicas de professores que participaram ativamente da elaboração e implementação do Currículo Escolar para a Rede Pública de Ensino do Município de Cascavel, localizado na Região Oeste do Estado do Paraná.
O Currículo Escolar, do Município de Cascavel, tem seus fundamentos teóricos pautados no método materialista histórico e dialético, na pedagogia histórico-crítica e na psicologia histórico-cultural.
Esta produção, não foi/é uma tarefa simples, visto que, estudar e buscar compreender o método materialista histórico e dialético, a pedagogia histórico-crítica e a psicologia históricocultural é uma atividade complexa, e requer um sistemático esforço intelectual, além das condições objetivas de produção como, por exemplo, encontrar bibliografias e intelectuais que pesquisam e trabalhem nesta linha teórica nos diversos níveis e etapas da educação, assim como nas diversas disciplinas escolares, para contribuir em nossos estudos e elaborações, visando o trabalho em sala de aula.
A opção pelos fundamentos teórico-filosóficos, citados, tem como intenção maior constituir uma unidade de orientação ao trabalho pedagógico, evitando o ecletismo teórico e as armadilhas de discursos sedutores disseminados na atualidade pelas pedagogias do “aprender a aprender”.
Assim, as contribuições de nosso aporte teórico contemplam a mediação de uma teoria pedagógica que considere aprendizagem e ensino articulados com o desenvolvimento de funções psíquicas superiores.
Mas o que representa adotar a linha teórica, citada, em nossa ação pedagógica, no processo educacional dentro do espaço escolar?
Significa compreender que o papel fundamental da escola pública é a transmissão de conteúdos científicos, filosóficos e artísticos em sua forma mais rica e sistematizada, a todos os alunos que a frequentam.
Significa compreender a transmissão de conhecimentos não como uma ação estanque e mecânica sem participação do aluno no processo ensino e aprendizagem, mas sim, que o professor deve ser um profissional devidamente formado e o principal responsável pela organização, planejamento e transmissão intencional de conceitos elaborados para os alunos.
