Ao analisar o interesse do meio intelectual pela cultura popular, A Poesia Popular Na República Das Letras desmistifica o personagem de Sílvio Romero, pioneiro no estudo crítico da literatura oral e na valorização do mestiço: revela o outro lado do folclorista ao demonstrar que seu conceito de poesia popular é elaborado de maneira a mantê-la sempre à distância, separando irrevogavelmente sujeito e objeto de pesquisa.
Cláudia Neiva de Matos é doutora em Letras pela PUC-RJ, professora aposentada pela UFF, pesquisadora do CNPq e do PACC/UFRJ. Suas pesquisas se concentram no domínio ds poéticas populares e vocais, notadamente os fatos de palavra cantada. Pubicou, entre outros, os títulos: Acertei no milhar: samba e malandragem no tempo de Getúlio, Gentis guerreiros: o indianismo de Gonçalves Dias e A Poesia Popular Na República Das Letras: Sílvio Romero Folclorista; como organizadora e co-organizadora: Antologia da floresta: literatura selecionada e ilustrada pelos professores indígenas do Acre, Poesia hoje e Ao encontro da palavra cantada: poesia, música e voz.
Seus estudos privilegiam, desde mais de três décadas, o domínio das poéticas populares e vocais, e as relações que a literatura escrita e a crítica desenvolveram com esses repertórios. Nos últimos quinze anos, concentrando-se no universo da palavra cantada, tem procurado apreender a integração estética do texto verbal com as dimensões musical e vocoperformática, sobretudo no âmbito da canção mediatizada e das expressões poético-musicais de feitio tradicional, popular ou étnico.
Tem atuado principalmente nos domínios transdisciplinares da Literatura Comparada, principalmente nas suas interações com a Música, a Etnomusicologia e os estudos sobre canção popular brasileira. Nesse quadro, estudou notadamente a poética do samba carioca, a poesia indígena brasileira, o indianismo literário, os estudos folclóricos do século XIX e o pensamento sobre cultura popular e música de autores como Mário de Andrade.
Em suas publicações mais recentes, tratou da interação entre poesia e música na canção popular; das questões da performance vocal na comunicação poética e cancional; de outros repertórios de palavra cantada, como os cantos femininos dos Dogon, na África Ocidental Francesa; de problemas referentes ao registro e tradução de textualidades extra-ocidentais; dos trânsitos e interações entre criação e crítica poética e musical.