
Movido pelo espírito de voluntariado, um dos membros do Núcleo Rondon da UFCSPA, o estudante de medicina Carlos Daniel Vieira fez um trabalho de formiguinha, na verdade, uma tarefa de líder visionário, enxergando muito além de seu tempo. Ele consultou, articulou e colocou em prática uma ideia. E, com um telefonema, numa noite de domingo, tudo se transformou. Desde então, fomos tomados pelo desejo de fazer mais pela população e aceitamos de pronto a nova missão.
Dessa forma, imbuídos pelo espírito empreendedor de Rondon, o grande Marechal, começamos a ligar os pontos, conectar pessoas e partimos para a ação. Montamos um complexo quebra-cabeças de pessoas e ideias. Reunimos peças cruciais, que se encaixam como uma perfeita engrenagem e, após várias tempestades de ideias, partimos para pôr em prática nossa ação de extensão.
Assim, com a intenção de transmitir orientações corretas e com fundamento científico para a população em geral, nasceu o Minuto Corona: projeto que visa a contribuir para o enfrentamento da disseminação do novo coronavírus.
Este livro é o resultado de um trabalho coletivo, feito do nosso jeito, com os nossos corações. Ele representa o esforço de um grupo de pessoas que doaram muitos minutos de suas vidas, de fato, muitas horas de seus conhecimentos e sorrisos, utilizando o Minuto Corona para levar à população informações de qualidade, por meio das redes sociais, empregando linguagem acessível.
O Minuto Corona cresceu e se transformou em Horas Corona, exigindo doses extras de dedicação e tempo. Tivemos que aprender uma maneira nova de nos conectar com as pessoas, desenvolvendo uma linguagem única, que foi aperfeiçoada a cada postagem. Dia após dia, ganhamos mais adeptos, fazendo com que nossa rede de contatos aumentasse substancialmente. Realmente nos conectamos às pessoas, e foi preciso nos profissionalizar.
