O tema da inclusão escolar vem sendo difundido com grande intensidade nos últimos anos. Diante disso, torna-se premente considerar alguns questionamentos: De que inclusão tem se falado? Qual a realidade vivenciada no interior de instituições educacionais que se autodenominam “inclusivas”? Qual a dinâmica envolvida na materialização dos discursos presentes nas políticas educacionais das instituições de ensino, da Educação Infantil a Educação Superior?
Inclusão Educacional, Do Discurso À Realidade faz parte da série “Novas pesquisas e relatos de experiências”, integrante da coleção “Educação Especial e Inclusão Escolar: política, saberes e práticas”.
Os temas aqui tratados por diferentes autores, sob diferentes vieses de análises, convergem para a preocupação de discutir os limites e as possibilidades da discussão política e da prática pedagógica frente às demandas de uma educação na perspectiva inclusiva.
O objetivo desta série é divulgar resultados de pesquisas originais, relevantes e que possuam mérito reconhecido pela comunidade acadêmica na área de educação especial e inclusão escolar, bem como experiências de profissionais da área consideradas originais e relevantes ou que representem avanços significativos para o campo da Educação Especial, seja na perspectiva educacional, política ou social.
Esta série, publicada pela Edufu, é organizada e originada no Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial – CEPAE/UFU, o qual tem suas ações voltadas para o desenvolvimento de projetos na área da Educação Especial, incluindo as discussões e reflexões sócio-político-educacionais e o fomento à construção de novos conhecimentos e alternativas de ação nesta área educacional.
Os textos visam colaborar para atender as graves e emergentes dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam nessa área e ainda para suprir a carência de apoio pedagógico ou de assessoria técnica por parte de profissionais qualificados, visando promover as pessoas com necessidades educacionais especiais em decorrência de alguma deficiência, seja física, mental ou sensorial, e também os possuidores de altas habilidades.
Inclusão Educacional, Do Discurso À Realidade
- Ciências Sociais, Educação, Pedagogia
- 9 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.