
Ao longo do século XX, um profundo debate envolvendo o campesinato dividiu, de um lado, uma diversidade de estudos e autores que defenderam e, em alguns casos, profetizaram o fim do campesinato na sociedade hegemonizada pelo Modo de Produção Capitalista; de outro, uma corrente de intelectuais que mobilizaram esforços no sentido de compreender os processos que garantiam a continuidade da presença camponesa em meio às contradições do avanço do capitalismo.
Não obstante, à medida que os camponeses e as camponesas resistiam e, assim, continuavam existindo socialmente nas diversas sociedades e contextos políticos, um problema real foi se constituindo, pois essa permanência social contrariava e desautorizava as leituras que disseminavam o seu inexorável desaparecimento.
O fato é que a realidade mostra que adentramos o século XXI e a continuidade, por conseguinte, a presença camponesa ainda desafia, não apenas a parte da academia que se debruça sobre os processos sociais no bojo da mundialização do capital, mas, sobretudo, aqueles partidos políticos, movimentos e organizações sociais, estrategistas do Estado e dos governos, que negam o campesinato e seu lugar no devir histórico na sociedade.
Neste contexto, elegemos como problemática central deste livro uma fração da classe camponesa, que nas últimas quase quatro décadas se (re)criou e permaneceu existindo socialmente no campo do país.
Trata-se do campesinato Sem Terra, atualmente assentado nos assentamentos rurais espacializados por todo o território nacional. Para tanto, escolhemos pesquisar cinco assentamentos localizados na mesorregião do Sertão do estado de Alagoas, região Nordeste do Brasil, analisando o período histórico entre 1987 e 2017.
