
Enquanto escrevíamos os nossos capítulos, o mundo à nossa volta demandava muito mais do que poderíamos conceber. A pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) já estava há um ano potencializando as tragédias humanitárias, aqui e em outras partes do mundo, fazendo o sofrimento humano alcançar um nível inimaginável.
Os riscos se tornaram uma experiência cotidiana, materializando as discussões e alertas presentes na obra Sociedade de Risco, escrita há 35 anos por Ulrich Beck e a grande fonte de inspiração para a produção deste livro.
No universo da ciência e da pesquisa, aprendemos que é sempre desafiador analisar um fenômeno em curso, que se movimenta com grande velocidade, intensidade e em várias direções. No entanto, a disposição para pensar, refletir e escrever sobre a pandemia resultou nesta obra que apresentamos agora.
Inicialmente, a proposta era um tributo a Ulrich Beck e à sua Sociedade de Risco por meio da conexão e do diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, especialmente a sociologia e a filosofia política, mas à medida que discutíamos a proposta do livro, dos nomes que não poderiam faltar, entendemos que o nosso tributo teria a comunicação como o seu ponto central. Foi aí que nasceu Pandemia Na Sociedade De Risco: Perspectivas Da Comunicação, composto por 20 capítulos.
Na capa do livro, adotamos a ordem alfabética, iniciando pelo nome das autoras e depois dos autores. E para reconhecermos o legado de Lucia Santaella, uma das mais importantes estudiosas, professoras, pesquisadoras e intelectuais da área da Comunicação, grafamos primeiro o seu nome antes da ordem alfabética. Uma singela demonstração da nossa admiração e respeito por sua luta incansável em prol da ciência e do conhecimento em um país que se vê diante da intensa descredibilização de sua comunidade acadêmica e científica.
A ordem dos capítulos tenta promover uma conexão entre as discussões propostas, ainda que o objeto central, a pandemia na perspectiva da comunicação, esteja em um movimento constante, o que dificulta ainda mais esse trabalho. O objetivo, portanto, dentro do possível, foi manter um diálogo harmonioso entre os autores, autoras e suas reflexões, discussões e análises.
