
Este livro, na forma de coletânea, se inclui em um processo mais amplo de reflexão sobre a pesquisa em climatologia geográfica, que vem sendo desenvolvido entre os Laboratórios de Biogeografia e Climatologia (BIOCLIMA) da Universidade Federal de Viçosa e de Climatologia e Análise Ambiental (LABCAA) da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Esta obra, inicialmente, foi pensada para dar visibilidade aos trabalhos de pesquisa dos orientandos e também promover a consolidação de uma parceria, a qual propiciou o desenvolvimento e formação do Grupo de Pesquisa, já registrado no CNPQ, intitulado: Núcleo de Estudos Climáticos em Territórios Alterados (NECTA).
A junção de forças constitui um importante ponto de inflexão no processo de sistematização e produção de conhecimento climático na região Sudeste, principalmente na Zona da Mata mineira, e tem por objetivo articular pesquisas em escalas locais e regionais, bem como criar uma possibilidade de maior integração, não apenas entre os laboratórios, mas entre os Programas de Pós-graduação em Geografia envolvidos; da Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Nesse contexto, os trabalhos aqui apresentados são frutos de pesquisas a nível da iniciação científica e da pós-graduação, o que demonstra o grande esforço em se construir uma rede de pesquisa em climatologia geográfica.
Com relação a estruturação dos capítulos, estes foram subdivididos em duas grandes partes, o que, além de possibilitar ao leitor identificar as ideias apresentadas, cumpre a função de subsidiar as discussões, aplicações, e estudos de casos que são abordados.
Ao final dessa singela apresentação, gostaríamos de reproduzir uma mensagem, registrada em letra de música, chamada Prelúdio, composta por Raul Seixas e lançada em 1974, no álbum Gita, do mesmo autor, que diz muito e nos emociona, pois demonstra a verdadeira força do sonho no
processo de construção de um mundo melhor.
Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade.
Muito obrigado a todos que nos auxiliaram nessa caminhada.
