E assim, ao olhar o mundo pode-se pensar que a situação das mulheres é apenas paradoxo. Nós olhamos o mundo e percebemos a dialética da história das mulheres.
E então quais são os fatos que dialeticamente nos apresentam os paradoxos?
Esses fatos são vários. A situação das mulheres no mercado de trabalho é um deles. Ter direito a um trabalho remunerado é parte da luta das mulheres ao mesmo tempo que transformar as condições de trabalho na qual as mulheres se inserem e estão inseridas constitui um campo de luta estratégico para construção de novas relações sociais. Porque se integrar ao mercado de trabalho é uma necessidade das mulheres e por outro lado essa integração se faz dentro de um sistema pleno de desigualdades estruturadas a partir da divisão sexual do trabalho. E como nos diz Françoise Collin, essa integração não deve se constituir em um alinhamento ao que aí está.
Nesta divisão, as mulheres arcam não só com a dupla jornada baseada no trabalho produtivo e no trabalho reprodutivo no âmbito doméstico. Também dentro do campo do trabalho produtivo a divisão sexual do trabalho se coloca como estruturadora da forma de gerir a produção. No contexto da reestruturação produtiva há um agravamento dessa situação e até mesmo a retomada de “velhas” formas de exploração do trabalho das mulheres, como a diferença salarial entre homens e mulheres marcadas pela desvalorização do trabalho que elas exercem. No caso do Brasil, as mulheres continuam percebendo em média 75% do salário dos homens.
O movimento feminista como pensamento crítico e prática política, tem atuado em vários sentidos para combater e superar essa forma de exploração das mulheres presente no sistema capitalista e agravada no contexto da globalização econômica.
Neste sentido, a luta política está articulada à produção de conhecimento e também aos processos de educação e formação de sujeitos para transformação social. Muitas ações, análises e experiências têm sido historicamente produzidas por esse movimento. É a partir da ação de sujeitos coletivos que a dialética se realiza nesse movimento em busca de igualdade com justiça social.
Mulher E Trabalho: Encontro Entre Feminismo E Sindicalismo
- Ciências Sociais
- 15 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.