
Este livro se trata de um dos volumes que resultou do conjunto de artigos apresentados durante o I Seminário Internacional de Literatura e Cultura (SILC) e VIII Seminário Nacional de Literatura e Cultura (SENALIC), realizado nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2020. O evento foi organizado em parceria com grupos de pesquisa dos Estudos Literários – GELIC/UFS/CNPq e o CIMEEP – e com pesquisadores que integram o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFS).
Entre os principais temas debatidos, destacamos os estudos da poesia épica, os estudos de gênero, as reflexões sobre as relações entre literatura doenças e sexualidade, e, por fim, as abordagens sobre recepção literária e propostas de ensino de literatura.
A coletânea, organizada em dois volumes: Leituras Semióticas: Da Poesia Às Memórias Autobiográficas e Leituras Culturais: Questões De Gênero, Violência E Sexualidades, reúne pesquisas de programas de pós-graduação das cinco regiões brasileiras, proporcionando a divulgação de trabalhos produzidos com temas e recortes teóricos afins, para promover reflexões sobre crítica literária e recepção de textos literários em diferentes contextos. No geral, os artigos aprofundam o debate sobre as interseções entre leitura cultural e recepção literária a partir de diferentes abordagens teóricas, incorporando questões identitárias.
O segundo volume, Leituras Culturais: Questões De Gênero, Violência E Sexualidades, organizado por Ana Maria Leal Cardoso e Carlos Magno Santos Gomes, também apresenta duas seções. A primeira, Violência De Gênero, Crimes E Sexualidades, abre o debate para diversas reflexões sobre relações entre as doenças e a trajetórias das personagens femininas, além de apresentar estudos sobre opressão contra a mulher e dar destaque ao resgate de escritoras silenciadas pelo cânone.
Em Concepções De Leituras Literárias E Recepção Histórica, encontram-se diferentes abordagens para o fenômeno da recepção de textos literários antigos e para práticas de leitura a partir da decolonização de valores hegemônicos. Nessa seção, os/as autores/as exercitam o deslocamento de valores morais para desconstruir os preconceitos de gênero, classe e etnia no processo de leitura do texto literário, com destaque para artigos que propõem a revisão do cânone a partir do debate sobre literatura afro-brasileira.
