
O livro Pesquisas Em Andamento Sobre Estudos Linguísticos E Literários é resultado das apresentações realizadas durante o XIII Seminário de pesquisa em andamento (SEPA), evento realizado no período de 7 e 8 de novembro de 2016, no campus de Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Essa obra vem divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos seus autores a comunidade acadêmica e interessados nos estudos sobre linguística e literatura.
Por outro lado, o cumprimento de uma atividade prevista pelo programa de pós-graduação que visa o debate, reflexão e contribuição para os trabalhos em construção.
A obra está organizada em um conjunto de estudos divididos em duas partes, estudos linguísticos e estudos literários, propiciando ao leitor temas, discussões e percepções presentes nas teses e dissertações em andamento.
Assim, o primeiro texto da parte dos estudos linguísticos, A variação prosódica dialetal do português falado em São Luís do Maranhão, de Brayna Conceição dos Santos Cardoso e Regina Célia Fernandes Cruz, trata de uma investigação acústico-perceptual da entoação modal (declarativa neutra e interrogativa total) como marca dialetal do português falado em São Luis do Maranhão.
O Segundo texto, Análise prosódica vs acústica da variedade linguística de Mocajuba, de Maria Sebastiana da Silva Costa e Regina Célia Fernandes Cruz, apresenta os primeiros resultados das descrições prosódicas prévias sobre a variedade de Mocajuba no seio do projeto AMPER-POR, os autores destacam que ainda serão investigados as cidades de Cametá (Pa), Maués e São Gabriel da Cachoeira (AM).
O próximo trabalho, Estudo geossociolinguístico de aspectos semântico-lexicais da variedade do português falado em terras indígenas do estado do Pará, de Fábio Luidy de Oliveira Alves e Marilucia Barros de Oliveira, visa mapear os aspectos semântico-lexicais da variedade do português falado em terras indígenas (TI) do estado Pará, sendo elas: TI Asuriní do Xingu, TI Parakanã e TI Araweté Igarapé Ipixuna.
Na parte dos estudos literários, o primeiro artigo A formação da(s) identidade(s): o nacional e o estrangeiro, de João Paulo Cordeiro Ferreira e Mayara Ribeiro Guimarães, pretende analisar o conto “Encontro no Amazonas” (do livro O cobrador) considerando o possível diálogo entre a literatura nacional e a estrangeira.
Seguido pelo trabalho Alteridade e morte em “páramo”, de Guimarães Rosa, de José Antônio Braga Pereira Júnior, objetiva realizar uma análise da relação dos temas de alteridade e morte na narrativa de “Páramo”, de João Guimarães Rosa.
Ainda nesse sentido, o estudo Aspectos religiosos nos romances chove nos campos de cachoeira e Marajó, de Juliana Gomes dos Santos, busca analisar a religiosidade nos romances Chove nos Campos de Cachoeira e Marajó, do escritor paraense Dalcídio Jurandir.
