
A Transversalidade Dos Direitos Humanos é fruto da iniciativa dos alunos da quarta edição do curso de Especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas, da Escola de Humanidades da Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), que fizeram um esforço em tornar públicas as discussões e resultados de seus trabalhos de conclusão de curso.
Os artigos trazem importantes subsídios práticos e reflexivos, decorrentes de pesquisas, que embasam o enfrentamento de violações de direitos humanos, tanto em nível municipal, quanto nacional e internacional. Fazem um contraponto entre as violações de direitos ocorridas com diversos segmentos populacionais e as políticas públicas de referências, que deveriam assumir a proteção social daquelas pessoas.
A Transversalidade Dos Direitos Humanos segue uma diretriz para o debate que são os direitos humanos, como condição primeira, em detrimento da questão econômica que estratifica as pessoas em classes sociais, priorizando a classe hegemônica, que se mantém pela exploração do trabalho, pela desapropriação de terras indígenas e não indígenas, pelo desrespeito e desfinanciamento da Saúde, da Educação, da Assistência Social e de outras políticas; pela negação da diversidade, pelo desprezo com o meio ambiente, com os movimentos sociais e recusa ao direito de decidir pelos seus próprios corpos, reforçando práticas de segregação e encarceramento dos segmentos vulneráveis.
Vivemos a necropolítica como parâmetro de legitimação da morte dos sujeitos desamparados pelo Estado. Vivemos políticas de morte!
A Transversalidade Dos Direitos Humanos vem em um momento crítico no Brasil, de grande crise sanitária, econômica, política, cultural e ideológica, agravado pela pandemia por Covid-19, o que torna extremamente necessária sua leitura para o aprofundamento de temáticas polêmicas e, quiçá para a desalienação de muitos que desconhecem o modo e a condição de vida de pessoas consideradas à margem da sociedade e, de medidas governamentais inadequadas e discriminatórias que foram usadas contra esses grupos.
É nessa esteira de compreensão da realidade, que apresento as produções textuais desses corajosos autores/as, defensores/as de direitos humanos, dignos de aplausos.
