
Bráulio do Nascimento é um especialista em romances e em contos populares, com trabalhos reconhecidos no Brasil e em diversos países do mundo, onde a cultura popular tem merecido o esforço da pesquisa e da interpretação.
Foi ele, por exemplo, quem organizou a edição do livro de Antônio Lopes, “Presença do Romanceiro”, com versões maranhenses de romances. Organizou, também, os artigos sobre “A Poesia Popular Brasileira”, de Celso de Magalhães. Bráulio do Nascimento é o autor da “Bibliografia Brasileira do Folclore”. Bastariam tais títulos para consagrar a contribuição do crítico paraibano, nascido em João Pessoa, há 80 anos.
Publicado pela Universidade Federal da Paraíba, através do Programa de Pesquisas em Literatura Popular – PPLP -, apoiada pela Comissão Paraibana de Folclore, Estudos Sobre O Romanceiro Tradicional reúne nove ensaios que circularam em eventos de especialistas, do Brasil e de parte do mundo.
O Romanceiro no Brasil, Processos de Variação do Romance, As Sequências Temáticas no Romance Tradicional, Eufemismo e Criação Poética no Romanceiro Tradicional, Conde Claros na Tradição Portuguesa, Conde Claros Confessor, Bernal Francês na América, Bernal Francês no Brasil, Invariantes, Paráfrases e Variantes na Literatura Oral são os ensaios de Braúlio do Nascimento agora em livro, para recircular nos ambientes acadêmicos, como bibliografia essencial.
O autor tem trabalhado com várias coletas brasileiras, dentre elas duas de Sergipe: a de Silvio Romero, que coletou romances no século XIX e Jackson da Silva Lima, que a partir da década de 1960 vem inventariando a cultura popular brasileira, tendo conquistado o Prêmio Silvio Romero da Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, com seu livro “Folclore Sergipano – vol. 1”, “Romanceiro”.
Com suas viagens anuais a Sergipe, desde 1976, Bráulio do Nascimento ampliou o campo de suas pesquisas, recolhendo versões com as quais tem trabalhado.
