
“São os editores que decidem o que as pessoas vão ler.” A frase de Plínio Martins, um dos entrevistados deste livro, dá o tom da importância do editor no universo do conhecimento, não apenas da cultura livreira. Trata-se de um trabalho quase sempre silencioso, e muitas vezes pouco perceptível aos olhos do público, mas que pauta aquilo que será ou não disponibilizado aos leitores.
A série de entrevistas Os Editores foi originalmente publicada no jornal Cândido entre 2017 e 2018 e agora é reunida em um único volume. Os bate-papos trazem a opinião de 11 profissionais sobre assuntos diversos, como educação, literatura brasileira, hábitos de leitura e, claro, todo o metiê que envolve a feitura e comercialização de uma obra.
Uma indústria gigantesca que por ano gera cerca de 50 mil títulos, entre novos e reedições, o que prova o crescimento, nas últimas quatro décadas, do mercado editorial do país.
Nesse período, certamente uma das mudanças mais significativas do meio foi a profissionalização das editoras, que deixaram de ser empresas familiares para ter entre seus colaboradores gente saída das redações de jornais e de outros mercados. Muitos dos entrevistados aqui representam esse momento de transição e modernização.
Mas há também, como não poderia deixar ser, profissionais que emergiram a partir das facilidades de impressão e comunicação surgidas no começo do século XXI, impulsionadas pela democratização da internet. É o do it yourself punk criando novos nichos em uma indústria historicamente fechada em si mesma.
Ainda que alguns editores tenham transitado por diversos segmentos, a maior parte dos entrevistados trabalhou ou ainda trabalha com literatura. São pessoas que conhecem bem os sabores e dissabores de lidar com ficção em um país de poucos leitores.
Por isso, suas opiniões iluminam aspectos centrais da literatura brasileira contemporânea e indicam horizontes para o futuro.
Os Editores também traz imagens das entrevistas feitas por um time de excelentes fotógrafos. O que valoriza ainda mais essa obra que registra o que de melhor aconteceu nos últimos 40 anos em termos de edição, sob o olhar daqueles que fizeram e estão fazendo história no mercado brasileiro.
