Arlete Ramos Dos Santos & Outros (Orgs.) – Educação E Sua Diversidade
O trabalho docente no contexto da educação exige conhecimento do real, no qual estão inseridas as determinações políticas, culturais, econômicas, sociais, que perpassam o processo educativo, para que a educação aconteça enquanto totalidade, e não de forma fragmentada, sendo a realidade dos sujeitos o ponto de partida e o ponto de chegada.
Nesse sentido, destacamos que são várias as identidades que compreendem a diversidade educacional no campo ou na cidade, compostas de sujeitos que aprendem cotidianamente, seja em espaços escolares ou em espaços não escolares, mas que também são compreendidos como educativos, a exemplo das ONG, movimentos sociais, presídios, dentre outros.
Essa diversidade de saberes que o campo educacional exige cada vez mais dos educadores traz para a comunidade acadêmica a responsabilidade de desenvolver estudos e pesquisas que contemplem os fenômenos vividos pelos vários sujeitos que compõem esses processos educativos na atualidade.
Nesse sentido, espera-se que os educadores estejam inseridos numa prática educativa que desperte o interesse em buscar a transformação da escola por meio de uma pedagogia emancipatória.
Visando trazer para o debate textos cujas reflexões se voltam para as análises dos diversos marcos identitários que fortalecem a educação é que surge o livro Educação E Sua Diversidade, composto por artigos que foram publicados nos Anais do I Congresso Internacional e III Congresso Nacional Movimentos Sociais e Educação realizados na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no ano de 2016.
Educação E Sua Diversidade vem somar-se à contribuição de pesquisadores(as) que colaboraram no referido congresso e representa esforços dirigidos à luta contra os preconceitos e a discriminação, que atingem grande parte da população brasileira.
Estes(as) pesquisadores(as) com conhecimento da realidade das comunidades indígenas e quilombolas, das relações de gêneros, dos homossexuais, sejam do campo ou da cidade, uniram suas vozes e anseios, expressando na forma de conhecimento científico nos artigos publicados, ou nas lutas cotidianas, as fragilidades e potencialidades da educação como possibilidade de transformação das relações na sociedade hodierna.
Acreditamos que os caminhos não devem ser separados nem solitários, mas a especificidade exige abordagens diversas, o importante é não perder o rumo do diálogo e da troca de experiência.
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