
Comunicação, Cartografia E Conhecimentos é um livro que reúne dados científicos e artigos de análise sobre o papel da Cartografia no contexto da pandemia do século atual e aponta os potenciais e os limites dos mapas globais e dos mapeamentos locais para os estudos e as práticas pelo desenvolvimento tecnológico e multidisciplinar com base nas Ciências Ambientais, Humanas, Sociais e da Saúde.
Esta obra, produzida durante o primeiro ano da pandemia do Coronavírus, valoriza o conhecimento produzido no campo profissional Jornalismo com base em análises aprofundadas da Tecnologia e do Desenvolvimento Social, no contexto do Brasil contemporâneo comparado com outras partes do mundo. O livro conta com reconhecimento dos também jornalistas Rôney Rodrigues e Paulo Victor Melo, que assinam prefácio e posfácio, respectivamente, com pontuações sobre a potência do tema e sua emergência no século atual.
Ao longo dos cinco capítulos, abordaremos aspectos da relação da sociedade brasileira com a Universidade e, respectivamente, da Universidade com estas novas tecnologias e das novas tecnologias com as sociedades de outras nações. A leitura do e-book pode ser feita de modo cronológico ou não cronológico, o que permite diversas entradas e saídas pelas ideias organizadas pelo autor ao longo de subcapítulos, divisões que tornam a leitura mais fluída e eficiente ainda que segmentada.
No capítulo de abertura, “Universidade, Jornalismo e Cartografia”, são enunciadas algumas das ideias que serão debatidas ao longo do livro. No segundo capítulo, “Assim falou Milton Santos”, o autor retoma a necessidade do pensamento crítico para a consciência universal. O terceiro capítulo, “Mapear para humanizar” busca evidenciar como a Cartografia está associada à civilização e dissociada da humanização, movimento reivindicado pelo livro. No quarto capítulo, “Uma luta dos territórios”, questões de direitos humanos e deveres ambientais, em diferentes partes do Brasil e do mundo, mostram-se indissociáveis, contraditórios e solidários em um mundo globalizado. No quinto e último capítulo, “Cartografias da pandemia”, o livro trata da Covid-19 e apresenta entrelaces, entre as táticas horizontais e as estratégias verticais, na união de cidadãos, cientistas e governos.
Apesar de ser um livro da área de Comunicação, portanto interdisciplinar, a narrativa assume um estilo ensaístico, com citações diretas e reflexões com base em fatos da história recente, portanto, um livro acessível para diversos tipos de leitores. Marcado pela sua atualidade temática e potencial de replicação, o e-book serve à popularização de conhecimentos sobre a tecnologia de Cartografia, para decodificarmos e codificarmos a informação e a contrainformação contra a desinformação.
