O vertiginoso desenvolvimento tecnológico alcançado pela humanidade, sobretudo na área da comunicação, tem imposto à experiência humana um processo educacional que não apenas torna os indivíduos aptos à vivência em sociedade, mas que os ajudam a serem capazes de um exercício crítico diante da vida de tal modo que se tornem simultaneamente protagonistas de suas próprias histórias individuais e da história partilhada com os demais. A educação moderna, na visão de seus críticos, tem levado os indivíduos à uma miopia acerca de si e dos outros, como nos sugere o Ensaio sobre a cegueira de Saramago. Nesse sentido é que, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), temos procurado firmar, através da ideia de contemporaneidade, um interesse de investigação dos processos educativos, sociais, políticos, econômicos e ambientais que expressem a superação dos paradigmas da modernidade, pela construção de novos horizontes marcados pelo compromisso com a vida, com a ética estribada na consciência moral dos indivíduos e com uma vivência harmoniosa entre os diferentes.
Esta coletânea, portanto, representa um esforço coletivo dos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) que toma como referência principal a relação educação e contemporaneidade como base epistemológica do Programa e, consequentemente, como pressuposto às pesquisas desenvolvidas através das três linhas de pesquisa que o compõem: a) Educação, Tecnologias Intelectuais, Currículo e Formação do Educador; b) Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável e; c) Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural, bem como da participação de colaboradores de universidades brasileiras (UFBA, UNOESC, UCPEL, PUC/SP) e da Universidade de Coimbra (Portugal). Embora nem todos os trabalhos aqui reunidos expressem de forma explícita uma convergência com a ideia de contemporaneidade como um conjunto de mudanças em prol de uma política da vida como diria Giddens, eles apontam possibilidades para se pensar novas utopias.
O grande objetivo que permeia esta coletânea é difundir pesquisas teóricas e empíricas sobre a produção científica e acadêmica, tecnologias da informação e comunicação, formação de professores, ensino superior, patrimônio cultural e do desenvolvimento humano, desenvolvimento sustentável, gestão participativa, diversidade cultural e outras temáticas que representam a contemporaneidade e os processos educativos que se orientam na direção da autonomia.
Educação E Contemporaneidade
- Educação, Pedagogia
- 18 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.