Trilhas e Caminhos: Comunicação em Perspectiva congrega treze capítulos de pesquisas em Comunicação, com diferentes objetos do Jornalismo, da Publicidade e Propaganda e das Relações Públicas, com uma pluralidade de métodos e técnicas investigativas. São Trabalhos de Conclusão de Curso de Comunicação da Universidade Feevale, desenvolvidos por jovens pesquisadores e agora profissionais da Comunicação, com o olhar atento e motivacional dos seus orientadores. Em suas respectivas bancas de defesa, foram pesquisas especialmente indicadas para publicação e debate. Em sua segunda edição, o e-book dá continuidade a uma inciativa já vitoriosa por discutir estratégias, técnicas, objetivos e desafios profissionais da área.
A propaganda nazista é uma importante referência e fonte de reflexão para profissionais e estudantes de comunicação, visto o impacto que exerceu sobre a população alemã e a influência que exerce até hoje sobre a propaganda política. No entanto, apesar de sua importância histórica, é ainda um tema pouco abordado e explorado nos cursos de graduação em Comunicação Social da Universidade Feevale. Enxerga-se aqui uma oportunidade para um estudo mais aprofundado e melhor compreensão sobre o tema, bem como os efeitos positivos ou negativos da propaganda sobre a sociedade.
A propaganda nazista, além de uma função estratégica, cumpriu também um papel importante na formação e na consolidação do imaginário nacional-socialista alemão. Portanto, é nesse tema que o presente trabalho tem sua delimitação. Os cartazes nazistas são parte relevante e expressiva da propaganda promovida pelo Partido Nazista. Nesse sentido, quatro deles, veiculados entre 1920 e 1933, serão utilizados aqui como objeto de estudo para a compreensão sobre a seguinte questão: como a propaganda nazista contribuiu na construção de imagem pública de Adolf Hitler durante o período que precedeu a tomada do poder pelo Partido Nazista?
O cartaz foi o objeto de estudo escolhido por se tratar de um material de fácil acesso e também porque o trabalho com peças gráficas – e inclusive a análise delas – é uma atividade constante no interior de agências e também em sala de aula, de forma que grande parte dos estudantes e profissionais da propaganda estão familiarizados com a prática. O que se propõe aqui é o uso desse recurso e o uso da semiótica – ciência que estuda os signos – na busca de resposta para o problema de pesquisa.
Além disso, o fato de esse tema ser um campo propício para debate e que pode sempre gerar novas pesquisas na área, como também uma curiosidade pessoal acerca de assuntos políticos foram fatores relevantes na escolha do tema. Trata-se da busca de compreensão e propriedade sobre o passado para melhor entendimento do presente.